Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
09:05:39
informe o texto

Notícias / Políticas Culturais

12/05/2021 às 10:25

Webinário dialoga sobre políticas públicas culturais da região Centro-Oeste

Evento conta com artistas de MT, MS, GO e DF, inclusive dois ex-secretários de cultura de municípios de MT

Entretê

Webinário dialoga sobre políticas públicas culturais da região Centro-Oeste

Foto: Foto: Tchélo Figueiredo

O projeto Academia Digital oferece ao público um webinário para dialogar sobre as políticas públicas culturais para o Centro-Oeste brasileiro. O seminário online será transmitido às 14h desta quinta-feira (13), por este link do facebook, e conta com representantes dos quatro estados que compõem a região, inclusive dois mato-grossenses.

Abordando temas como mecanismos públicos de financiamento, mercado cultural, economia criativa, organização do setor, problemas e soluções, intercâmbio criativo e produtivo, o webinário debaterá políticas de cultura com convidados de todos os estados da região Centro-Oeste.

O advogado e gestor cultural Mário Olímpio, ex-secretário de cultura de Cuiabá (2005-2009), faz a mediação. Dentre os palestrantes, Divino Arbués é o outro mato-grossense. Ele é escritor, cantor e compositor e já foi secretário de cultura de Barra do Garças. Atualmente é presidente da Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste e está gravando seu oitavo álbum musical.

Além deles, o time de palestrantes é composto pela goiana Luana Otto, o sul-mato-grossense Jerry Espíndola e o brasiliense Wellington Abreu. Luana é produtora audiovisual que preside a Go Filmes – Associação das Produtoras de Cinema e TV Independente do Estado de Goiás.

Jerry é cantor e compositor sul-mato-grossense e possui 10 álbuns lançados e mais de 130 músicas gravadas, inclusive por nomes como Ney Matogrosso e Zélia Duncan, inclusive recebeu o Prêmio Composição Popular da Funarte em 2008.

E Wellington Abreu é ator, palhaço, produtor cultural, diretor de teatro e cinema. Ele Foi integrante da Cia de Teatro Hierofante por 18 anos e é um dos fundadores do CEICINE Coletivo de Cinema, em Ceilândia. Atualmente é Conselheiro de Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

O projeto Academia Digital, do qual o webinário faz parte, foi selecionado no edital MT Criativo, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) com recursos da Lei Aldir Blanc.

A iniciativa visa preservar, difundir e promover o patrimônio artístico e cultural da região de Barra do Garças com a gravação de vídeos de artistas e mestres da cultura popular. O material está em fase de finalização e será exibido a partir de julho pelas plataformas de internet da Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste.

Serviço
Webinário Política Cultural no Centro-Oeste
Data: quinta-feira (13/05), às 14h
Transmissão: Facebook @academiacentrooeste

Com informações da Assessoria - Secel-MT - Cida Rodrigues
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet