Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
07:27:01
informe o texto

Notícias / Cinema

17/05/2021 às 10:37

Mostras temáticas movimentam última semana do Cinemato

Mostras Centro-Oeste, Resistência e Filmes do Mato ficam disponíveis no canal do YouTube do festival

Túlio Paniago

Mostras temáticas movimentam última semana do Cinemato

Documentário

Foto: Divulgação

Após as mostras de curtas e longas que concorrem ao troféu Coxiponé pelo Júri Oficial e Popular, a 20ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Cinemato) apresenta agora mostras temáticas, como Centro-Oeste,ResistênciaeFilmes do Mato. A programação diária é disponibilizada no canal do YouTube do Festival e cada filme só fica disponível por 24 horas.

A partir desta segunda-feira (17), o público define quem são os melhores em cada categoria. Os votos serão computados pela quantidade de curtidas dos internautas. Aliás, a categoria Filmes do Mato apresenta um cardápio composto por curtas, séries e telefilmes mato-grossenses. Confira a programação completa aqui.

Os telefilmes destacam-se por ainda serem inéditos para grande parte do público, caso do documentário “Missivas”, de Caroline Araújo e Maurício Pinto, que entra em cartaz na terça-feira (18).

A produção revela a trajetória da militante Jane Vanini, destacando a relação construída entre ela e sua família por meio de cartas enviadas quando Jane estava no exílio (1972-74). A memória mato-grossense sobre o período também é tema do filme.

Outra produção com ares de ineditismo é “Vila Haiti”, de Luzo Reis, que será exibido na quarta-feira (19). O documentário acompanha dois jovens imigrantes haitianos residentes em Cuiabá.

Ao saírem de seu país em busca de melhores condições de vida, esses jovens levaram consigo a missão e a responsabilidade de ajudarem seus familiares que ficaram. Como estão depois de alguns anos vivendo no Brasil? E seus parentes haitianos? Entre conquistas, desafios e surpresas este telefilme apresenta de forma autêntica e sutil a odisseia desses rapazes.

Ainda na categoria telefilme, na quinta-feira (20), “As Cores que Habitamos”, de Marithê Azevedo, apresenta várias nuances da diversidade cultural de Cuiabá, passando pela história ancestral até chegar à contemporaneidade num constante diálogo com moradores locais de diversas origens.

Na categoria Curtas, a mostra Filmes do Mato também apresenta filmes recém-lançados, como"Ausência" (17), de Luiz Marchetti, que apresenta uma ficção protagonizada por dois jovens que entram em crise quando precisam definir a relação que estão vivendo.

Como assistir

A programação do dia pode ser conferida diariamente no canalFestival Cinemato no YouTube. Os filmes ficam disponíveis por 24 horas na “playlist” do canal.

Os vencedores de todas as categorias serão conhecidos na sexta-feira (21). A cerimônia de encerramento será transmitida em tempo real a partir das 20h no mesmo canal. O encerramento será marcado por homenagem ao pesquisador Carlos Brandão.

Mostra Resistência

A Mostra Filmes da Resistência reúne uma seleção de filmes com temáticas urgentes e necessárias. Nesta segunda (17), por exemplo, em razão do Dia Internacional contra a LGBTfobia, serão exibidos filmes com recorte para o Protagonismo LGBTQIA+.

Na terça-feira (18), entram em cartaz filmes da seleção “Protagonismo negro”. E nos dias subsequentes será a vez do “Protagonismo feminino” (19) e “Protagonismo Ambiental” (20).

Para crianças

O público infantil também é contemplado pelo festival. O festival disponibiliza, diariamente, filmes para crianças pela MostraCine CarameloItinerante MT, que tem curadoria da diretora do festival homônimo, Andreia Vigo.

Mostra Aldir Blanc

Uma mostra especial apresenta produções recém-concluídas pelaLei Aldir Blanc, como o longa “Lenha, brasa e bronca”, de Dennis Rodrigues, que conta a história da primeira banda de rock de Cuiabá, a emblemática “Jacildo e Seus Rapazes”.

Ou ainda “As Mãos Beneditas de Justina”, de Isabela Ferreira, documentário que apresenta relatos de e sobre Justina Ferreira, mulher quilombola pertencente ao Quilombo Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento-MT.

O drama ficcional “A partir... Podemos...”, de Luiz Marchetti, é um curta baseado no conto homônimo de Ivens Scaff e estrelado por Romeu Benedicto.

A mostra ainda conta com produções que se encontram em um campo híbrido do fazer artístico, entre o audiovisual e o teatro, como são os casos de “Ensaios com ela”, de Douglas Perón, e “Vida Provisória”, do Coletivo Coma a Fronteira.

A 20ª edição do Cinemato é realizada com recursos da Lei Aldir Blanc, cujo projeto foi selecionado por edital do Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Secel-MT) em parceria com o Governo Federal, via Secretaria Nacional de Cultura, do Ministério do Turismo.

Com informações da Assessoria - Lidiane Barros
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet