Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
06:20:27
informe o texto

Notícias / Diversidade

17/05/2021 às 15:33

Cinema de MT tem programação especial em dia de luta contra LGBTfobia

Filmes da Sessão Vitrine e do Cinemato tratam de questões ligadas ao universo LGBTQIA+

Túlio Paniago

Cinema de MT tem programação especial em dia de luta contra LGBTfobia

Filme "Antes do mundo acabar", de Lucas Lemos

Foto: Divulgação

Em homenagem ao Dia Internacional de Luta Contra LGBTfobia, celebrado nesta segunda-feira (17), a programação do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Cinemato) e da Sessão Vitrine Online apresentam obras que colocam em cena personagens e/ou questões LGBTQIA+.

O Dia Internacional Contra a LGBTfobia faz referência a 17 de maio de 1990, data em que a homossexualidade deixou de ser considerada uma patologia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

VITRINE

A Sessão Vitrine Online disponibiliza o longa Doce Amianto (2013), de Guto Parente e Uirá dos Reis. A produção permanece disponível até às 12h de terça (18). Para assistir, basta acessar este link e inserir a seguinte senha: amianto_90823.

Amianto é o nome da personagem principal, cujo universo interior choca-se com a realidade de um mundo que não a aceita, um mundo ao qual ela não pertence. Neste contexto, ela se debruça sobre delírios jocosos, misturando realidade e fantasia. Após se sentir abandonada por seu amor, Amianto recolhe forças para continuar existindo na esperança de ser feliz algum dia.

CINEMATO

Na noite desta segunda, o Cinemato inicia a Mostra Resistência, com curadoria de André Fischer, diretor do Festival Mix Brasil. Serão exibidos três filmes com recorte para o Protagonismo LGBTQIA+. Nos dias subsequentes,entram em cartaz filmes da seleção “Protagonismo negro” (18); “Protagonismo feminino” (19); e “Protagonismo Ambiental” (20). Estas categorias, juntas, compõem a Mostra Resistência.

A partir das 18h desta segunda, estarão disponibilizados
no canal do YouTube do Cinematoos seguintes títulos: “O que pode um corpo?” (2020), de Victor Di Marco e Márcio Picoli; “Letícia, Monte Bonito, 04” (2020), de Julia Regis; e “Limiar” (2020), de Coraci Ruiz. As duas primeiras produções são do Rio Grande do Sul e a terceira é de São Paulo.

A sinopse do curta “O que pode um corpo?” diz que “um bebê nasce, mas não chora. Um corpo grita e não é ouvido. As tintas que escorrem em um futuro prometido, não chegam em uma pessoa com deficiência. Victor faz de si a própria tela em um universo de pintores ausentes”.

Já o curta ficcional “Letícia, Monte Bonito, 04” se passano interior do Rio Grande do Sul, onde Lais conhece a intensa Letícia, com quem passa uma tarde letárgica de verão.

“Limiar”, por sua vez, é um documentário autobiográfico realizado por uma mãe que acompanha a transição de gênero de seu filho adolescente. Entre 2016 e 2019 ela o entrevista abordando os conflitos, certezas e incertezas que o perpassam numa busca profunda por sua identidade.

Ao mesmo tempo a mãe, revelada por meio de uma narração em primeira pessoa e por sua voz que conversa com o filho por detrás da câmera, passa ela também por um processo de transformação que a obriga a romper velhos paradigmas, enfrentar medos e desmantelar preconceitos.

Por fim, na mostra não competitiva com obras que foram recentemente produzidas com recursos Lei Aldir Blanc, será disponibilizado o curta “Antes do Mundo Acabar”, roteirizado e dirigido por Lucas Lemos.

O filme conta a história de Pedro, um adolescente periférico, que vive com a HIV, gordo e fã de Rita Von Hunty, e que sonha em ter um canal no YouTube nos moldes de Tempero Drag para discutir questões sociais, gênero e LGTQI+, contudo esbarra na limitação financeira para filmar e produzir.

Ele conta com a ajuda de um casal: o maquiador Geovane e o músico Ricardo, ambos de classe média, para ajudá-lo na realização do sonho. No decorrer desse processo de criação, começa a surgir um clima de muita parceria entre os três e uma possível paixão entre o casal e o amigo, que é atravessada pelos vírus e inseguranças comuns aos adolescentes.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet