Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
02:11:39
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

19/05/2021 às 17:44

Mulheres da etnia Kurâ-Bakairi participam de oficina de moda

Iniciativa visa a criação de vestuários que serão apresentados em desfile

Entretê

Mulheres da etnia Kurâ-Bakairi participam de oficina de moda

Foto: Divulgação

O projeto Kywagâ tem o objetivo de desenvolver peças do vestuário da moda indígena da etnia Kurâ-Bakairi. Neste sentido, entre os dias 18 e 28 de maio, na aldeia Kuiakware, terra Indígena Bakairi, em Paranatinga, mulheres indígenas participam de uma oficina de modelagem, com aulas de corte e costura, além de design para aplicação de grafismos.

“As oficinas tem o propósito de despertar o interesse pela arte têxtil nas mulheres da nossa etnia. Tem a finalidade de produzir peças singulares com características próprias do nosso povo, e deverá contribuir para a geração de renda e autonomia financeira das mulheres da comunidade. É a inserção econômica e social do povo Kurâ-Bakairi”, comenta a proponente do projeto, Darlene Yaminalo Taukane, coordenadora do Instituto YuKamaniru de Apoio às Mulheres Indígenas Bakairi,

A oficina é ministrada pela designer de moda Vanda Guerra, de Belo Horizonte (MG). Com ampla experiência no mundo da indústria têxtil em Minas Gerais, Vanda é defensora da confluência de culturas na moda brasileira. A modista acredita que o momento é propício para a construção de uma moda brasileira, o que inclui a participação das populações indígenas.

Durante a oficina, as participantes desenvolverão uma coleção de vestuário da moda indígena Kurâ-Bakairi. Ao final, acontecerá um desfile para apresentação da coleção produzida durante as atividades.

As participantes da oficina receberam um kit de costura contendo réguas e esquadro, tesoura para tecido, tesoura para moldes, tesoura para arremate, giz, alfinete, alfineteiro, fita métrica, abridor de casa, borracha, agulha e tecido.

Além disso, receberam uma caixa de lápis de cor doada por Iara Carvalho, do grupo Linhas do Horizonte. O grupo é formado por mulheres que por meio do bordado contam a história do Brasil e de Minas Gerais. O Linhas do Horizonte bordou o estandarte do Projeto Kywagâ e o nome indígena Bakairi de cada participante.

A iniciativa ainda prevê uma palestra da professora Isabel Taukane, que falará sobre Economia Criativa, uma vez que o objetivo é o desenvolvimento econômico das mulheres Kurâ-Bakairi. O projeto foi contemplado no edital Mato Grosso Criativo, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Com informações da Assessoria - Secel/MT
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet