Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
00:41:18
informe o texto

Notícias / Cinema

22/05/2021 às 03:19

Cinemato anuncia filmes vencedores e realizadores premiados se manifestam

“Luciene”, de Juliana Curvo, foi premiado pelo Júri Oficial e “Loop”, de Bruno Bini, pelo Júri Popular

Túlio Paniago

Cinemato anuncia filmes vencedores e realizadores premiados se manifestam

A escritora Luciene Carvalho

Foto: Ilustração

A cerimônia de premiação do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Cinemato) aconteceu na noite desta sexta (22). O filme premiado pelo Júri Oficial da Mostra Competitiva de Longas-metragens Mato-grossenses foi o documentário “Luciene”, de Juliana Curvo. Na mesma categoria, a ficção “Loop”, dirigida por Bruno Bini, levou o prêmio do Júri Popular. (Confira a lista com todos os premiados ao fim da matéria).

A premiação, apresentada via YouTube pelo cineasta Luís Borges e o ator e cantor Caio Mattoso, não contou com os tradicionais discursos de agradecimento, afinal, por conta da pandemia, realizadores e público não estiveram presentes, porém, logo após o anúncio, os premiados se manifestaram sobre a conquista.

“Festival super importante para minha formação como espectadora e criadora. Como já disse, foi/é uma honra ter feito esse filme. Ainda estou sem acreditar no prêmio, nem sei se mereço… hehehehe… que venham outros e mais! E um salve a Luciene, grande merecedora de todos os prêmios possíveis”, publicou Juliana Curvo na sua conta no Instagram.

Luciene retribuiu o afeto da diretora. “Queria parabenizar a Juliana, primeiro por ter tido coragem de ir até o fim, e depois por ter ousado mostrar o resultado do que ela tinha presenciado”, pontou a poeta que dá nome ao documentário, e ainda acrescentou que “é uma honra múltipla ser a pessoa do filme Luciene”.

O diretor e roteirista de Loop,Bruno Bini (ao lado de Gagliasso na foto lado), também se mostrou agraciado por seu filme ter sido premiado pelo Júri Popular. “Eu fico muito feliz, porque quando a gente se propõe a fazer um filme, a gente quer que ele converse com as pessoas, que encontre conexões com o público. Então receber um prêmio deste é ter a certeza de que isso aconteceu”.

Outras premiações

Já na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiros, que reunia produções de todo o Brasil, o documentário “Adelaide: Aqui não há segunda vez para o erro”, de Anna Zêpa, venceu tanto no Júri Oficial quanto no Júri Popular. A produção paulista fez um resgate da obra da escritora Adelaide Carraro, que foi injustamente excluída da literatura brasileira.

Além de Juliana Curvo e Bruno Bini, outro cineasta de Mato Grosso se destacou na premiação. Trata-se de Severino Neto, que levou dois troféus. Na Mostra Centro Oeste, o documentário “Sísmico", no qual divide a direção com Rafael de Carvalho, foi escolhido como o melhor filme em longa-metragem. E na Mostra Competitiva de Longas Mato-grossenses, ele ganhou como melhor roteiro pelo filme “A Batalha de Shangri-Lá”, cujo protagonista também foi premiado como melhor ator (Gustavo Machado).

Quem também saiu com troféu Coxiponé da Mostra Competitiva de Longas foi o cineasta Leonardo Sant’Anna, com o filme “Barão de Melgaço”, que levou o prêmio de Melhor Pesquisa Histórica. Os diretores Marcelo Santiago e Rodrigo Piovezan foram premiados pelo Melhor Uso de Material de Arquivo no filme “Diretas Já”. E Mata Grossa, de Tati Mendes e Amauri Tangará, faturou o Prêmio Especial do Júri Pela Revelação do Protagonismo Feminino.

O Cinemato também premiou três Mostras Paralelas (Filmes do Mato; Centro Oeste; Filmes de Resistência), nas quais só havia Júri Popular. Na Mostra Filmes do Mato, que reunia produções mato-grossenses, “O menino e o ovo”, de Juliana Capilé, foi escolhido como o Melhor Curta-Metragem, já “O pantanal e outros bichos”, de Amauri Tangará, levou o prêmio de Melhor Série, enquanto “As que habitamos”, de Marithê Azevedo, se garantiu como Melhor Telefilme.

Na Mostra Centro Oeste, além do já mencionado prêmio para Severino Neto (Sísmico) na categoria de longas-metragens, foi premiado como Melhor Curta “Do Outro Lado”, de David Murad, do Distrito Federal. Por fim, na Mostra Filmes de Resistência, duas produções de São Paulo levaram os prêmios. Na categoria longa-metragem, “Limiar”, de Coraci Ruiz, foi o vitorioso, enquanto que na categoria curta-metragem foi consagrado “Castanhal”, de Marques Casara e Rodrigo Simões Chaga.

Lista Completa:


JÚRI OFICIAL (MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS MATO-GROSSENSES)

Melhor Filme:Luciene (Juliana Curvo);
Melhor Ator:Gustavo Machado (A Batalha de Shagri-Lá);
Melhor Pesquisa Histórica:Barão de Melgaço (Leonardo Sant’Anna);
Melhor Roteiro:Severino Neto (A Batalha de Shangri-Lá);
Melhor Uso de Material de Arquivo:Diretas Já (Marcelo Santiago e Rodrigo Piovezan);
Prêmio Especial do Júri Pela Revelação do Protagonismo Feminino:Mata Grossa (Tati Mendes e Amauri Tangará).


JÚRI OFICIAL (MOSTRA COMPETIVIVA DE CURTAS-METRAGENS BRASILEIROS)

Prêmio Melhor Curta-Metragem: Adelaide: Aqui não há segunda vez para o erro (Anna Zêpa – SP)
Prêmio Melhor Fotografia: Robert Coelho - O Buraco (AM)
Prêmio Melhor Atriz: Jocê Mendes - O Buraco (AM)
Prêmio Melhor Direção e Montagem: Atordoado, Eu Permaneço Atento (Henrique Amud e Lucas Rossi – RJ)
Prêmio Descoberta do Olhar: Luis Humberto: O Olhar Possível (Mariana Costa e Rafael Lobo – DF)
Menção Honrosa de Re-existência: Larissa Nepumoceno por Seremos Ouvidas (PR)
Menção Honrosa de Re-existência: Danielle Bertolini por Pi´õrómnha ma´ubumrõi´wa – Mulheres Xavante Catadoras de Sementes (MT)
Menção Honrosa de Solução de Linguagem: Lá Fora - de Guilherme Telli (SP)



JÚRI POPULAR (MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS MATO-GROSSENSES)

Melhor Filme: LOOP - (Bruno Bini)


JURI POPULAR (MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS BRASILEIROS)

Melhor Filme: Adelaide: aqui não há segunda vez para o erro – (Anna Zêpa - SP)


MOSTRAS PARALELAS


JÚRI POPULAR (Mostra Filmes do Mato)

Melhor Curta-Metragem: O menino e o ovo (Juliana Capilé)
Melhor Série: O pantanal e outros bichos, episódio 3 (Amauri Tangará)
Melhor Telefilme: As cores que habitamos, (Marithê Azevedo)

JÚRI POPULAR (Mostra Centro-Oeste)

Melhor Curta-Metragem: Do outro lado (David Murad - DF)
Melhor Longa-Metragem: Sísmico (Severino Neto e Rafael de Carvalho - MT)

JÚRI POPULAR (Mostra Filmes da Resistência)

Melhor Curta-Metragem: Castanhal (Marques Casara e Rodrigo Simões Chagas – SP)
Melhor Longa-Metragem: Limiar (Coraci Ruiz - SP)
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet