Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
15:39:26
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

24/05/2021 às 11:13

Exposição Calin retrata força e resistência de mulheres ciganas de MT

Projeto homenageia Diva e outras representantes da etnia Calon no Dia Nacional dos Ciganos

Túlio Paniago

Exposição Calin retrata força e resistência de mulheres ciganas de MT

Diva é um dos destaques da exposição

Foto: Foto: Karen Ferreira

O Dia Nacional dos Povos Ciganos é comemorado no dia 24 de maio. Para marcar a data, será lançada, a partir das 19h desta segunda (24) via YouTube e Facebook, a exposição multimídia “Calin”. O trabalho destaca a força e a resistência das mulheres ciganas da etnia Calon de comunidades de três municípios mato-grossenses: Cuiabá, Tangará da Serra e Rondonópolis.

A exposição, organizada pela
Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT), integra o projeto “Diva e as Calins de Mato Grosso: Ontem, Hoje e Amanhã”, que premiou a raizeira e benzedeira Maria Divina Cabral, a Diva, como Mestra da Cultura Mato-grossense. Além da premiação em si, o projeto se desdobra em vários produtos culturais transmidiáticos.

Dentre as ações, o I Encontro de Mulheres Ciganas de Mato Grosso, que ocorreu em abril, a web série em edição “Diva e as Calins” e a “Exposição Multimídia “Calin”, que será lançada nesta segunda durante uma live que contará com uma roda de conversa intitulada “Protagonistas: Mulheres Ciganas, mil faces”.

Diva é um dos destaques da exposição, que reúne fotografias de mulheres do seu círculo de convívio, como a mãe, filhas, netas, bisnetas, primas e tias. “Nós sabemos que devido às nossas mães, tias, avós, viajarem em barracas e os ciganos não terem muitas condições financeiras, quase não temos registros fotográficos das mulheres anteriores a nós. A exposição enche a gente de orgulho”, relata a presidente da AEEC-MT, Fernanda Caiado.

O diretor de arte Rodrigo Zaiden explica que a exposição segue uma linha conceitual que considera todas as mulheres ciganas da geração de Diva, 66, como também mestras da cultura cigana.

“Construímos um material rico em simbologias e elementos culturais e identitários das mulheres Calins, com o principal objetivo de quebrar os estereótipos sobre este universo e mostrar a diversidade dentro da própria comunidade”, destaca Zaiden.

Portanto, o trabalho se delineou a partir de Diva e outras quatro de suas parentes: Venerana Rodrigues Cunha (tia); Irandi Rodrigues Silva (prima-irmã), Nilva Rodrigues Cunha (prima-irmã) e Terezinha Alves (prima-primeira).

Além de fotos e citações textuais dessas cinco mestras da cultura Calon, a exposição apresenta, em fotos e gifs (e num segundo momento vídeos), suas filhas e netas, reunindo outras 20 ‘Calins’ mato-grossenses de várias idades.

“Quando elas se virem, vão sentir orgulho de si mesmas. [...] A exposição nos fortalece, porque através das fotos, não apenas conseguiremos nos ver, como também outras mulheres ciganas poderão se reconhecer em nós”, acrescenta Fernanda.

O projeto “Diva e as Calins de Mato Grosso: Ontem, Hoje e Amanhã” foi um dos selecionados no edital Conexão Mestres da Cultura – Marília Beatriz de Figueiredo Leite, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), com recursos da Lei Aldir Blanc.

Live de lançamento

Além de Diva, a roda terá a participação da presidente da AEEC-MT, Fernanda Caiado, da ativista e cantora cigana Rom-Kalderash, Aline Miklos, da fotógrafa Karen Ferreira e de representantes da Secel-MT.

Na ocasião, serão projetadas fotos destaque da exposição, bem como a exibição de um teaser de pré-lançamento da web série “Diva e as Calins”. A plataforma digital que abrigará as fotos, textos e gifs também será apresentada durante a live.

A live conta com a parceria do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro em Mato Grosso e do Centro de Direitos Humanos da Unemat, que certificará o evento. Durante a abertura estará também presente a coordenadora adjunta do Fórum de Entidades MT pelo ICOMOS Brasil, a professora Ana Carolina Borges.

As Calins

Calin é uma palavra de autoidentificação das mulheres ciganas do tronco étnico calon e no dialeto destes grupos significa “cigana”. Assim, o trabalho busca valorizar os saberes, tradições, costumes e filosofia romani, com foco principal nas vozes, olhares e narrativas de suas mulheres.

Para Fernanda, a exposição é um movimento que coloca as Calins se apropriando das representações de seus corpos, vidas, memórias e narrativas. “Coroa todo um trabalho realizado durante meses com as mulheres ciganas de Mato Grosso. Vamos mostrar a importância delas nas nossas vidas e na vida de todos ao seu redor. São mulheres guerreiras, vencedoras, empoderadíssimas. Mulheres que tomam as decisões, que tomam a frente”.

A ativista feminista e fotógrafa Karen Ferreira considera o processo fundamental para desfazer visões esteriotipadas. “Uma das coisas mais importantes de criar representações é a contribuição que damos para construir novos imaginários da mulher e dos povos ciganos, que historicamente tem tido representações estigmatizadas. O projeto nos possibilita apropriar das artes e dos meios de comunicação para nos transformarmos em criadoras das próprias histórias”.

Segundo Karen, foi muito impactante ver a força geradora que se criou ao unir tantas mulheres ciganas em um espaço.“Foi visível a transformação que todas nós passamos. Uma se fortalecendo no reflexo da outra. Não por acaso, se separa as mulheres há tantos séculos, pois quando estamos juntas movemos as estruturas”, conclui.
Com informações da Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet