Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
09:58:26
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

27/05/2021 às 10:13

Sesc inaugura espaço de artesanato em shopping de Cuiabá

A loja disponibiliza peças em tecelagem, cerâmica, madeira, arte-indígena e culinária

Túlio Paniago

Sesc inaugura espaço de artesanato em shopping de Cuiabá

Foto: Divulgação

Mato Grosso tem uma grande e diversificada produção artesanal, porém os artesãos têm poucos espaços de oferta ou comercialização direta desses produtos. Visando oportunizar este contato entre consumidores e o artesanato local, o Sesc Mato Grosso inaugurou uma loja no Shopping Estação.

A Estação Sesc foi criada para ser uma referência da cultura artesanal mato-grossense, e reúne peças produzidas por artesãos dos quatro cantos do estado, com diferentes saberes, técnicas e matérias-primas.

O local disponibiliza peças em tecelagem, cerâmica, madeira, arte-indígena e culinária, produzidas por artesãos que fabricam em pequena escala, de modo manual e dentro de um ambiente familiar, portanto cada peça produzida é única e traz consigo histórias, valores, crenças e culturas, além de representar a diversidade cultural regional.

Os artesãos de Mato Grosso trazem consigo saberes ancestrais de modos de fazer e de viver das populações tradicionais, expressos justamente nestas em artes manuais. Aliás, atualmente, mais de 200 artesãos fornecem suas peças para vendas nas unidades do Sesc.

A instituição é uma importante difusora e fomentadora da cultura mato-grossense e tem papel social relevante ao contribuir para o bem-estar social e a qualidade de vida da comunidade artesã do estado. O espaço no shopping está em funcionamento desde o último final de semana.

Tecelagem

Estão disponíveis redes mato-grossenses, caminhos de mesa, tapetes, jogos americanos, dentre outros. Todos tradicionalmente confeccionados com fios de algodão, em teares verticais de madeira, tradição herdada da cultura indígena do povo Guaná, no qual fio a fio as peças vão sendo produzidas.

Essas peças recebem o nome de lavradas, ou seja, ao mesmo tempo em que se urde o tecido, as figuras vão sendo formadas dos dois lados, se diferenciando das peças feitas com a técnica do bordado que possui o avesso. Também há peças tendo o tecido como matéria prima, que é o caso dos trabalhos realizados pelas bordadeiras da Chapada dos Guimarães, como cachecóis, panos de prato, bastidores, bolsas e porta-guardanapos.

Além do minucioso trabalho feito pelas arpileiras do município de Poconé, que, a partir de retalhos de tecidos costurados em um pano de fundo, constroem telas com temas que vão desde a cultura popular às paisagens do pantanal.

Cerâmica

As peças de Cerâmica confeccionadas a partir do manuseio do barro, com ou sem o instrumento de “torno”, possuem diferentes técnicas de elaboração, esmaltação e temperaturas de queima. Os ceramistas produzem desde utensílios a peças decorativas que traduzem o modo de viver do artesão mato-grossense.

Sendo algumas técnicas mais tradicionais como as peças da comunidade de São Gonçalo Beira Rio, e outras com um aspecto mais moderno, porém todas feitas manualmente uma a uma, por isso a não existência de uma simetria perfeita. Cada peça é única.

Madeira

Seguindo uma tradição local, também é grande o número de peças produzidas em Madeira, sendo que atualmente a mais utilizada é a Teca, afinal é uma madeira leve e macia, o que facilita o entalhe das peças, mas isso pode variar conforme o tipo de peça a ser produzida e disponibilidade de matéria prima.

Atenta-se para o fato de que toda madeira usada segue critérios de cuidado ambiental, respeitando a natureza e evitando uma coleta predatória. Dentre os trabalhos, se destaca a tradicional viola de cocho, símbolo maior da cultura mato-grossense e presente nas Festas de Santos como também nas danças regionais como o Siriri e Cururu.

Também temos esculturas sacras e os animais lapidados em madeira que representam a fauna brasileira e em especial do pantanal, como outras peças tanto de uso prático como decorativo: porta-lápis, portas-guardanapo, vasos, cachepôs, jogos, etc.

Arte indígena

A Arte-Indígena é produzida e entregue por membros das diferentes etnias presentes em nosso Estado. As peças são criadas a partir de variadas técnicas, materiais e estilos. São peças de cerâmica produzidas pelos povos originários (Chiquitano, Kalapalo, Karajá, Rikbaktsa, Terena, Umutina e Waurá), como potes e panelas, de uso cotidiano, assim como peças com cunho decorativo, esculturas, vasos, dentre outras.

Entre as diversas etnias indígenas, destacam-se as técnicas de trabalho com matéria-prima de origem vegetal como a madeira, utilizada na fabricação de remos, bordunas e arcos. As sementes são furadas para serem empregadas na elaboração de colares, pulseiras, enfeites, etc.

Cordas feitas com palha de buriti, utilizadas para fazer cordões para os colares, como também para realizar o trançado das redes de dormir. E toda uma infinidade de cestarias e esteiras feitas com palha natural de diferentes plantas. Também encontram-se biojoias como colares, pulseiras, brincos, anéis, dentre outros.

Culinária e lembrancinhas

Representando nossa Culinária, podemos destacar os doces e licores, que representam os hábitos alimentares compartilhados e arraigados dentro de uma comunidade. As receitas são passadas de geração em geração, por isso produzir esses tradicionais doces de modo artesanal é de suma importância para que as ancestralidades mato-grossenses não se apaguem com o tempo, afinal compõem parte fundamental de nosso patrimônio imaterial.

E a loja ainda disponibiliza alguns acessórios e lembranças de viagem, o que obviamente não se enquadra como artesanato local, como camisetas, bonés e chapéus com gravuras variadas de temas regionais, bordadas ou adesivadas à máquina.

Serviço:
Horário de funcionamento: Segunda à sábado: 10h às 22h / Domingo: 14h às 20h
Local: Shopping Estação, Piso L2.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet