Cuiabá, sábado, 20/04/2024
01:15:13
informe o texto

Notícias / Literatura

28/05/2021 às 16:42

"A trajetória de um caminhante", diz Vera Capilé sobre biografia do pai

A cantora e atriz lança seu primeiro livro após 70 horas de entrevistas com o falecido pai

Túlio Paniago

Este é o primeiro livro da cantora, atriz e compositora

Foto: Arquivo Pessoal

“Ficou um livro de história gostoso de ler”, adianta, sem falsa modéstia, a multiartista Vera Capilé. O lançamento "De Matto Grosso a Mato Grosso", publicado pela editora Entrelinhas, acontece a partir das 19h desta sexta-feira (28) e será transmitido pelo canal do Cine Teatro Cuiabá no YouTube e pela página do Facebook Mestra Vera Capilé.

Trata-se de uma biografia de João Augusto Capilé Júnior, o Sinjão Capilé, que viveu até os 99 anos. A partir da narrativa sobre o pai, que foi político e testemunha de importantes acontecimentos no século XX, Vera apresenta um recorte da própria história de Mato Grosso.

O livro foi escrito a partir de 70 horas de entrevistas. A ideia inicial é que fosse uma autobiografia, porém houve uma mudança de planos quando a filha lhe apresentou o material já previamente organizado. Ao saber que Vera havia escrito este esboço, Sinjão não teve dúvida ao entregar essa missão para a filha:

“É você quem tem que escrever o livro, não tem que ser ninguém, você escreveu de uma forma muito linda, que me agradou muito, então eu quero esse livro na terceira pessoa”, diz Vera parafraseando o falecido pai, que partiu em 2015.

Sinjão Capilé foi um homem público que começou cedo sua carreira política como prefeito de Dourados. Ao longo da vida, presenciou histórias de pioneirismo, fundação de cidades, a chegada da linha telefônica e do interurbano, a divisão territorial, além de muitos causos que também figuram na obra.

“É a trajetória de um caminhante mesmo, que veio das fronteiras paraguaias até o centro geodésico da América do Sul”, comenta a autora, e acrescenta que o leitor poderá "acompanhar a vida de um homem e seu tempo; na política, na sociedade e na familia".

Além das várias horas de entrevista com o biografado, a obra também é fundamentada por um árduo trabalho de pesquisa a partir dos relatos de Sinjão. “Eu fui historicizando tudo, contextualizando o que estava acontecendo no estado, no país e no mundo”, explica Vera.

Neste processo de escrita e publicação do primeiro livro, ela faz questão de dividir os méritos com o historiador João Carlos Vicente Ferreira, com a jornalista e editora Maria Teresa Carracedo e com o companheiro Waldir Bertúlio.

Vera Capilé nasceu em Dourados, MS, em 1949, e mudou-se para Cuiabá em meados de 1961. É cantora, compositora, atriz, psicóloga e agora também escritora. Ela é uma das mestras homenageados pelo edital Mestres da Cultura, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

O projeto prevê três ações: um livro, um filme e um álbum. O livro, escrito pelo historiador Luiz Gustavo Lima, propõe uma imersão pelas memórias de Vera. O documentário "Filhote desse lugar", dirigido pela filha Juliana Capilé, reúne uma série de parceiros musicais e amigos para rememorar seus 60 anos de carreira. E o álbum musical apresenta uma coletânea com clássicos da carreira da homenageada.

Serviço:
Quem quiser adquirir o livro
"De Matto Grosso a Mato Grosso", basta entrar em contato pelo emailveracapileescritora@gmail.com.
Foto 01 e 02: Arquivo Pessoal
Foto 03 e 04: Fred Gustavos
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet