Cuiabá, terça-feira, 16/04/2024
18:27:37
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

29/05/2021 às 17:00

‘Bulixo’ do Sesc Arsenal deve ganhar ponto no Centro Histórico

Popular feira de culinária e artesanato e outras atrações culturais estão previstas para a região central

Túlio Paniago

‘Bulixo’ do Sesc Arsenal deve ganhar ponto no Centro Histórico

Reforma do Beco do Candeeiro foi concluída recentemente

Foto: Ilustração

A ideia é transformar o Centro Histórico de Cuiabá em um espaço cultural, gastronômico e de lazer. A ação pretende, dentre outras coisas, montar o tradicional Bulixo do Sesc Arsenal no Centro Histórico para ajudar no processo de revitalização e resgate do espaço.

Trata-se de uma parceria firmada, na última quinta-feira (27), entre a prefeitura de Cuiabá, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), porém ainda não foram divulgadas as datas para estas ações.

A feira de culinária e artesanato é uma das atrações do Sesc nas noites de quinta, portanto seria montada em outro dia da semana no Centro. Bulixo (bolicho, na norma culta), aliás, é um verbete comum do linguajar cuiabano quer dizer "pequeno comércio de venda direta ao cliente".

Antigamente se encontrava de tudo nestes espaços, desde alimentos (querosene, vassouras, enlatados, carne seca, requeijão caipira, gamelas, farinha de mandioca, feijão). Também era o local onde a comunidade se reunia para comprar pães e se inteirar dos principais acontecimentos da cidade.

“A cultura local é importante e riquíssima. Vamos trazer o que já temos no Sesc, como por exemplo os espetáculos, o bulixo, feira gastronômica e o desenvolvimento da comunidade com cursos de diversas áreas", comenta o diretor regional do Sesc, Carlos Rissato.

A secretária de Cultura, Carlina Jacob, diz que a ideia é tirar do papel um projeto que "dará vida" ao espaço da região central. “Terá aqui, uma escola de gastronomia, para movimentar o cenário gastronômico. E os restaurantes e bares terão suporte. Aqui vai virar uma atração turística noturna”, planeja.

“Esse processo de recolocação de ocupação desse espaço cultural é a população quem está ganhando um presente e será um orgulho vir com as ações culturais para esse espaço", conclui a diretora de Programa Sociais do Sesc, Cristina Silva.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet