Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
19:25:51
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

29/05/2021 às 14:11

Sexto episódio da série “Pílulas de Cuiabania” conta a história da Mulher de Branco

A série é uma homenagem ao aniversário de 302 anos de Cuiabá

Leiagora

Sexto episódio da série “Pílulas de Cuiabania” conta a história da Mulher de Branco

Foto: Assessoria

O sexto episódio da série “Pílulas Cuiabana” ilustra a lenda da Mulher de Branco, muito conhecida por estudantes e que sempre é contada nas rodas de conversa dos intervalos das aulas. A série é uma homenagem Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, pelo aniversário de 302 anos de Cuiabá. Ao longo do mês de abril e maio estão sendo lançados vídeos de momentos e símbolos que marcaram a construção do município.

“É um compromisso da minha gestão resgatar e fomentar a cultura cuiabana. São 302 anos de memórias que precisam ser preservadas e vamos continuar trabalhando muito para isso”, disse o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Com o nome “Pílulas de Cuiabania”, a série de vídeos conta com a participação de figuras conhecidas do público. Neste sexto episódio, um espírito que habita o banheiro de colégios é apresentado. Duas estudantes se deparam com um vulto ao retornarem do banheiro de uma instituição de ensino: a mulher de branco.

“Estamos produzindo vídeos sobre histórias que fizeram parte do cotidiano dos cuiabanos. Resgatando essas memórias afetivas”, disse a secretária de Cultura, Carlina Jacob.

No primeiro episódio, Lioniê Vitório, ator e produtor cultural conhecido por dar vida a personagem Nico, da dupla humorística Nico e Lau, Lioniê relembrou a história da fundação de Cuiabá e busca pelo ouro ao lado de Ito Silva.

No segundo episódio, Domingas Leonor, fundadora do grupo de siriri “Flor Ribeirinha” destaca a história e força da dança na cultura cuiabana, que tem sua origem indígena e comumente executada em festas de santo. No terceiro episódio, cuiabanos contam a história da bebida mais popular da capital de Mato Grosso: o guaraná ralado.

No quarto episódio, Moacyr Freitas, professor, historiador, escritor, artista plástico e arquiteto responsável pelo projeto do monumento três canoas, fala da inspiração para a construção do monumento, que foi inspirado no meio de transporte da época em homenagem ao local chamado de Marco Zero da fundação de Cuiabá.

No quinto episódio, a história da alavanca de ouro é contada aos pés da escadaria da igreja São Benedito, no centro de Cuiabá. Os atores que trabalharam no projeto foram: Heliodorio Nery, Fabricio Chabô, participação especial de Lioniê Vitório (o Nico da dupla humorística Nico e Lau) e dos haitianos Jean Wesner Laguerre, Watson Octavien e Evenson François.

Confira o quinto episódio da série Pílulas de Cuiabania:

Assessoria

Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet