Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
01:36:38
informe o texto

Notícias / Cinema

31/05/2021 às 17:35

Documentário apresenta realidade de catadores no lixão de Cuiabá

A personagem principal é uma senhora de mais de 70 anos que trabalha há duas décadas no local

Túlio Paniago

Documentário apresenta realidade de catadores no lixão de Cuiabá

Foto: Fotos: Fernando Rodrigues

“É um soco no estômago de quem acha que a vida dentro da sua casa ou do seu trabalho confortável está ruim, pois existem pessoas que ficam embaixo de sol de 40°, cheirando lixo e chorume o dia todo”, comenta o fotógrafo Fernando Rodrigues sobre o documentário “OLHA AQUI / Vida - Lixo, que será lançado nesta quarta (02), às 20h, no Cine Teatro Cuiabá.

A entrada será um quilo de alimento não perecível. Toda a arrecadação será doada para as famílias que trabalham no lixão de Cuiabá, aliás, conforme antecipado pelo realizador, a produção é centrada nas histórias de catadores que trabalham no aterro sanitário de Cuiabá.

A personagem principal é dona Miguelina, uma senhora de mais de 70 anos que trabalha no lixão há aproximadamente duas décadas. “De segunda a sexta-feira, ela acorda toda manhã às 5h e vai trabalhar. Ela vive em um barraco no lixão durante a semana e nos finais de semana volta para sua casa em Várzea Grande para ficar com a família”, relata Rogério Santa, produtor que assina o projeto ao lado de Fernando.

O filme também apresenta catadores que vivem em municípios mais distantes e que também trabalham no lixão. A dona Maria Conceição, por exemplo, é moradora da cidade de Lucas do Rio Verde e trabalha entre 15 a 20 dias por mês no local. “Precisamos ter consciência na hora de produzir e de descartar o lixo, pois é o ganha-pão de muita gente”, comenta Fernando.

Os produtores ainda conversaram com o líder do movimento dos catadores de Mato Grosso, Tiago da Silva Duarte, e com a representante da frente dos catadores de Cuiabá, Lucimara Abadia de Souza. A estreia, inclusive, contará com a presença de pessoas que trabalham no aterro sanitário.

Produção do documentário

“A ideia de produzir o documentário surgiu depois que aceitei um convite do Rogério para fotografar uma ação do grupo ‘Amigos Solidários de Cuiabá’, que ocorreu no aterro sanitário da cidade. Durante as fotos, surgiu o interesse em mostrar a vida dos trabalhadores que dependem daquele local para sobreviver”, relata Fernando.

O documentário tem a duração de 38 minutos e foi gravado em 2020, entre os meses de maio e junho. “Nosso objetivo foi dar visibilidade a esse povo esquecido e, que apesar de todas as dificuldades, não deixam de sorrir e de ter fé na vida”, complementa Fernando.

A trilha sonora foi composta pelos músicos Pacha Ana, Maicon Saatti e Augusto Krebs. E as imagens de drone foram feitas pelos profissionais Wesley Andrade, do Pipa de Nerd, e Walber Destro.

Para realizarem gravações no local, tiveram que ter autorização do poder público, além, obviamente, de obedecer as medidas de biossegurança para garantir a segurança de todos os envolvidos.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet