Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
12:15:43
informe o texto

Notícias / Música

03/06/2021 às 11:20

Pacha Ana aposta no afeto como ato revolucionário

Cantora prepara lançamento de single “Orgulho” e do álbum “Suor e Melanina”

Túlio Paniago

Pacha Ana aposta no afeto como ato revolucionário

A atriz Lupita Amorim e o ator Guilherme Sampaio

Foto: Fotos: Maria Reis

“Falar de amor também é uma forma de militar, falar de afeto também é uma forma de luta”, reflete Pacha Ana, autora do primeiro álbum de rap feminino da história de Mato Grosso (Omo Oyá - 2018), às vésperas de lançar o videoclipe da música “Orgulho”, single de seu segundo disco, intitulado “Suor e Melanina”.

O videoclipe “Orgulho”, que tem produção musical do Vibox Beats e produção audiovisual da Firme Conteúdo, conta com roteiro e direção de Isabela Ferreira (Como ser racista em 10 passos - 2018). A produção audiovisual será lançada no dia 12 de junho (justamente no dia dos namorados e namoradas). A música é a primeira das sete faixas de Suor e Melanina, disco que será disponibilizado ao público no dia 30 do mesmo mês.

Pacha Ana é um dos principais nomes do hip hop do Centro Oeste, inclusive já foi selecionada em prêmio do Itaú Cultural ao lado de importantes nomes da música brasileira, como Zélia Duncan, Luedji Luna e o rapper Rapadura. Seu trabalho se notabilizou pela poesia engajada e a postura combatente. Estas características se mantêm neste novo álbum, porém em um outro contexto.

“É um disco bem diferente do trabalho que eu fazia, que era um trabalho muito de militância, muito de enfrentamento. Eu decidi falar sobre afeto porque acredito que o afeto seja uma forma de militância também”, adianta a rondonopolitana radicada em Cuiabá.

Não por acaso a atriz protagonista do videoclipe, Lupita Amorim, é uma mulher trans preta, inclusive a produção - musical e audiovisual - foi realizada por uma equipe composta majoritariamente por pessoas pretas.

“Penso que para outras mulheres como eu, outras travestis e mulheres trans, se verem representadas assim num relacionamento, num videoclipe, seja muito bom”, comenta Lupita, que no clipe faz par romântico com o ator Guilherme Sampaio.

Pacha Ana revela que “Orgulho” não é a única faixa a abordar formas de se relacionar. “É um disco todo falando de afeto, um disco afrocentrado falando sobre afeto preto, sobre amor entre pessoas pretas”

A cantora explica que afrocentrar relações “não é só sobre se relacionar com pessoas pretas em questões amorosas, mas é sobre trabalhar com pessoas pretas, fortalecer o trabalho de pessoas pretas, ser amiga de pessoas pretas, estar com pessoas pretas, formar comunidade com essas pessoas”.

Orgulho do suor e da melanina

“Orgulho” foi a primeira música que Pacha escreveu para o álbum “Suor e Melanina”. Como é característico do rap, a inspiração partiu das próprias experiências de vida da artista. “Tava num momento de sofrência e botei isso pra fora e vi o quanto aquilo tinha potencial, então decidi fazer um álbum falando só sobre amor”, relembra.

Pacha conta que o clipe do single trata de “relações que têm amor e fúria, que são muito avassaladoras”. O roteiro trabalha com uma linha narrativa bem definida. “Eu tentei trazer uma pegada de filme e tentar contar uma história no clipe”, comenta Isabela Ferreira.

A cineasta conta que o roteiro foi pensado a partir da letra da música e que, conforme as referências eram apresentadas, a cantora ia aprovando. A gravação foi realizada em um único dia em Chapada dos Guimarães. “Já tinha feito a produção de outros clipes dela, mas vai ser o primeiro na direção”, complementa Isabela, que assina seu primeiro videoclipe após dirigir e roteirizar curtas ficcionais e documentários.

Sobre a escolha de “Suor e Melanina” para ser o título do álbum, Pacha Ana explica que existe um duplo sentido implícito, que, aliás, traduz bem estas duas facetas da artista, a militante e a apaixonada.

“Tem meu suor, tem minha melanina nesse trabalho. Foi muito difícil conseguir concretizar. E por ser um disco de músicas de amor, também tem esse outro lado mais sensual de suor e melanina, tudo que isso remete. Tanto pelo lado de garra e de trabalho quanto pelo lado sensorial da expressão”, conclui.

Ficha Técnica

Produção Musical: Vibox Beats
Mix: Eazy CDA
Master: Dj Spider

Produção audiovisual: Firme conteúdo
Direção: Isabela Ferreira
Prod. Exec: Perseu Azul
Roteiro: Isabela Ferreira
Fotografia: Leon augusto
Coordenação de Produção: Perseu Azul
Arte: Oz Ferreira e Heitor Gomes (Ahgave)
Figurino e Make: Maria Reis
Atriz: Lupita Amorim
Ator: Guilherme Sampaio
Montagem: Leon augusto e Heitor Gomes (Ahgave)
Edição: Heitor Gomes (Ahgave)
Agradecimentos: Espaço Aldeia velha e Eduarda Pavan
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet