Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
15:23:43
informe o texto

Notícias / Políticas Culturais

07/06/2021 às 11:07

Lei Aldir Blanc alcança 80% da população de MT

Os 570 projetos aprovados em 47 municípios injetaram R$ 29,35 mi no setor cultural do estado

Túlio Paniago

Lei Aldir Blanc alcança 80% da população de MT

Foto: Ilustração

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, realizadores de Mato Grosso seguem com seus projetos em andamento (outros tantos já concluídos) e a cadeia produtiva do setor cultural segue gerando emprego e renda em um período tão delicado social e economicamente.

De acordo com a Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso, foram atendidas 2.576.711 pessoas pelos editais da Secel-MT, o que corresponde a 79,92% da população do estado. “Foram R$ 29,35 milhões destinados à cadeia produtiva da cultura em todas as regiões de Mato Grosso. Assim, 80% da população de todo o estado foi impactado de maneira direta e 100% de maneira indireta”, destaca o titular da pasta, Beto Dois a Um.

Junho marca o primeiro semestre de execução dos 570 projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc por meio dos editais promovidos pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em 47 municípios de Mato Grosso.

Foram 1879 inscrições em cinco editais de chamamento público. Destes, 570 projetos foram aprovados. A Secel-MT organizou a Lei Aldir Blanc em três diferentes incisos: Renda emergencial mensal aos trabalhadores da cultura; subsídio para manutenção de espaços culturais; editais que reacenderam a chama do setor das artes e reativaram a cadeia produtiva da cultura.

A distribuição foi pensada de maneira a democratizar o acesso, de modo que 60% dos recursos foram para os municípios do interior do estado, enquanto os outros 40% ficaram para municípios da Baixada Cuiabana. Também foram criadas cotas sociais para cidades com menos de 40 mil habitantes, pessoas portadores de necessidades especiais e proponentes mulheres.

Com prazos de prestação de contas dos projetos aprovados estendidos para 31 de dezembro, até o fim do ano ainda veremos muitos lançamentos, eventos e manifestações culturais promovidos pelos cinco editais (Conexão Mestres da Cultura; MT Nascentes; Mostras e Festivais; MT Criativo; e Conexão Cultura Jovem).

“O setor das artes e da cultura foi um dos mais impactados pela pandemia. Ironicamente, esse mesmo setor nos ajudou a suportar as adversidades, o isolamento e os percalços dessa temporada tão severa. A Lei Aldir Blanc foi realmente um divisor de águas”, avalia Beto Dois a Um.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet