Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
16:55:59
informe o texto

Notícias / Artes

13/06/2021 às 12:50

Podcast "Humanos e Vulcões" foca na erupção artística de MT

Um único casal é responsável pela produção integral dos programas semanais

Túlio Paniago

Podcast

Foto: Divulgação

Estima-se que o Brasil tem cerca de 34,6 milhões de ouvintes de podcast, cerca de 8% da população. É o segundo maior mercado do mundo no segmento (atrás apenas dos Estados Unidos), além de ser o que mais cresce desde o início de 2020.

A despeito do Brasil ocupar esta posição de destaque, Mato Grosso ainda possui poucas produções neste formato, principalmente relacionadas ao setor artístico/cultural. Foi a partir desta constatação que Angélica Almeida e Arthur Santos decidiram criar um podcast focado nos artistas e nas produções locais.

Foi então que surgiu “Humanos e Vulcões - Um podcast sobre o avançar do fogo”. O título parte de uma relação entre o processo de criação artístico e os vulcões.

“O processo começaria no magma subterrâneo, sendo a arte ainda adormecida. Seu despertar e criação se dá com a lava que rompe a superfície, alterando e avançando sobre o ambiente”, explica Angélica.

Ela conta que esta metáfora foi retirada do livro “A Pele de Cultura”, do filósofo belga Derrick de Kerckhove. Na ocasião, ela folheava a obra casualmente enquanto pensava em um nome para o podcast, eis que se deparou com o “capítulo que leva o título da metáfora: Arte Vulcânica”, revela.

Os episódios apresentam conversas com artistas que estão produzindo em Mato Grosso. O objetivo é registrar este movimento efervescente e eruptivo da cultura local. Angélica define o podcast como um “espaço para que sejam compartilhados livremente os processos de criação, inspirações e quaisquer questões relacionadas com as obras”.

O casal lança um novo episódio a cada semana, sempre na segunda-feira. Já estão disponíveis três conversas, a última com cantora Karola Nunes (foto ao lado), que falasobre o começo em banda, a decisão pela carreira solo, a relação com o audiovisual e seus últimos lançamentos.

Produção do Podcast

Angélica trabalha com gestão e produção cultural e Arthur é jornalista. Eles costumam acompanhar podcasts, como Matéria Bruta, Mamilos, Folha Ilustrada e Arte1 Encontra. “A ideia surgiu a partir do hábito de consumo de podcasts e da percepção que ainda é uma área com muito espaço para atuação”, explica Angélica.

Ela é responsável pela curadoria, portanto verifica quais trabalhos estão sendo produzidos e convida as pessoas para participar. Depois, juntos, criam os roteiros para as respectivas entrevistas.

Durante a gravação, Angélica é quem conduz as conversas, enquanto Arthur monitora a qualidade do áudio. Depois ele organiza e edita este material bruto para, enfim, postar o conteúdo finalizado no Spotify. “A produção do programa tem sido uma oportunidade para que a gente aprenda, na prática, todas as etapas que envolvem um podcast”, conclui Angélica.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet