Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
04:25:01
informe o texto

Notícias / Literatura

16/06/2021 às 10:12

Feirinha em condomínio de Cuiabá terá barraca de arrecadação para o projeto Inclusão Literária

Interessados em doar livros podem procurar também a Eletro Fios, ponto fixo de coleta

Priscila Mendes

Feirinha em condomínio de Cuiabá terá barraca de arrecadação para o projeto Inclusão Literária

Clóvis participando da expedição Araguaia Cidadão, em 2019

Foto: Divulgação

Mesmo com a pandemia, a arrecadação de livros para o projeto Inclusão Literária, do historiador Clóvis Matos - o Papai Noel Pantaneiro - segue a todo vapor. E a Feirinha Gastronômica do condomínio Florais Cuiabá, voltada a moradores, será ponto de arrecadação na noite de hoje (16).

A iniciativa de doação de livros partiu de um morador e outra condômina sugeriu o projeto como ponto para o repasse. De forma espontânea, a administração do condomínio sugeriu uma barraca de arrecadação na feira semanal e já conta com resultados: já receberam muitos exemplares de gibis e livros de literatura infantis e adultos, antes mesmo da feira.

“Eu adorei a iniciativa, abraçamos a ação social e, na hora pedi, para fazer um post, criar uma arte, espalhar para o grupo”, comentou a gerente administrativa do condomínio, Pricila Hibari Uemura.

O idealizador do projeto, Clóvis Matos, ficou muito satisfeito com a iniciativa, não apenas pela arrecadação nesse ponto, mas por incentivar que outros condomínios promovam ações parecidas.

Clóvis é grupo de risco para a Covid-19 e está se resguardando em casa, mas voluntários seguem com o projeto. Na coleta da noite de hoje, quem estará na barraquinha será o ator Márcio Borges.

“As pessoas, como os moradores do Florais Cuiabá ou de outros condomínios, que me ajudam com essas arrecadações, vão me levar cada vez mais longe e para quem não tem acesso a absolutamente nada, principalmente a livro”, comentou Clóvis.

Quem mais quiser doar para o projeto Inclusão Literária pode procurar o ponto fixo de arrecadação disponível, a loja Eletro Fios. Mais informações, pelo telefone (65) 9 8135-1176.

Driblando a pandemia
Os livros arrecadados seguem sendo distribuídos. Segundo Clóvis Matos, só em 2020, 14 mil exemplares foram entregues e, em 2021, cinco mil já foram repassados. “Eu estou parado em casa, mas tem gente aí fora me ajudando”, comentou.

Foram criadas, ainda, as chamadas Bibliotecas de Rua, projeto em parceria com o grupo Cena Onze. Há um ponto no Cine Teatro Cuiabá e outras espalhadas pela cidade, frequentemente abastecidas pelas arrecadações.

O Projeto Inclusão Literária também tem buscado atender demandas de cidades do interior do estado. Assim que alguém requer, Clóvis separa os livros e busca ‘caronas’ para levar as doações. “Já mandamos para Sinop, Lucas do Rio Verde, Porto Alegre do Norte e estamos com caixas para Barra do Garças”.

Paralelamente ao Inclusão Literária, Clóvis desenvolve o projeto Papai Noel Pantaneiro, para “arrecadação de brinquedos de presente de final de ano para eu levar para o Pantanal” e já ‘programa’ para receber também essas doações.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet