Cuiabá, segunda-feira, 26/07/2021
13:36:03
informe o texto

Notícias / Literatura

16/06/2021 às 16:24

Cristina Campos lança, no domingo, Biblioteca Digital do Intensivismo

Projeto foi contemplado no edital Mato Grosso Criativo e registra produção de escritores mato-grossenses intensivistas

Leiagora

Cristina Campos lança, no domingo, Biblioteca Digital do Intensivismo

Foto: Divulgação

A produção literária mato-grossense intensivista ganhará espaço dedicado a partir do próximo domingo (20), às 17h, quando será lançado o site “Biblioteca Digital do Intensivismo”, da professora e pesquisadora Cristina Campos, projeto aprovado pelo edital Mato Grosso Criativo, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT).
 
O lançamento será transmitido nos canais do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEL/Unemat), da Revista Pixé Canal Literário e da Editora Carlini & Caniato.
 
Após o evento de lançamento, a biblioteca estará disponível no site www.intensivismo.com.br, que hospedará periódicos, documentos e livros referentes ao movimento literário de vanguarda que aconteceu em Mato Grosso a partir do final dos anos 1940.
 
Cristina Campos acredita que a disponibilização do acervo digital fomentará a pesquisa acerca desta face da produção literária do Modernismo em Mato Grosso. “O material é de difícil acesso, pois se encontra disperso por acervos familiares e bibliotecas. Venho coletando e digitalizando ao longo de muitos anos”.
 
“A digitalização deste segmento literário mato-grossense é muito importante para a valorização da nossa cultura. Permitirá a ampliação do acesso a obras de grandes pensadores, escritores do nosso Estado”, vislumbrou o secretário da Secel/MT, Alberto Machado.
 
Além do site, foram produzidos três folders destinados a professores do 3º ano do Ensino Médio, professores e alunos de graduação em Letras e de Pós-graduação em Estudos Literários e Cultura Mato-grossense.
 
Eles trazem informações sobre o movimento, alguns manifestos assinados por Wlademir Dias Pino, além de poemas de tradicionais e jovens autores intensivistas. “Funcionarão como tira-gosto, a fim de despertar o interesse pelo Intensivismo”, destaca Cristina Campos.
 
O Intensivismo foi reconhecido pela Lei nº 9.244, de 18 de novembro de 2009, como forma de manifestação literária e cultural mato-grossense. Destaca-se pelo simbolismo duplo e superposição de leituras em substituição da concreção da fala. Os poemas são desmontáveis como em um procedimento matemático.
 
Dentre os escritores de maior expressão deste movimento estão: Wlademir Dias Pino, Benedito Santana da Silva Freire, Rubens de Mendonça, Dias da Cruz, José Lobo, Lopes de Brito, Newton Alfredo, Amália Verlangieri, Agenor Ferreira Leão e Antônio Costa.
 
Serviço
Live de lançamento da Biblioteca Digital do Intensivismo
Data: 20 de junho de 2021, às 17h (horário de Cuiabá)
Local: Canal de Youtube do PPGEL/Unemat, da Editora Carlini & Caniato e da Revista Pixé Canal Literário
Da Assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet