Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
22:33:01
informe o texto

Notícias / Artes

17/06/2021 às 07:33

Espetáculo teatral on-line pauta a temática 'relações abusivas'

Objetivo do monólogo é sensibilizar o público a identificar as violências das quais é vítima

Leiagora

Espetáculo teatral on-line pauta a temática 'relações abusivas'

Foto: Divulgação

A peça teatral luso brasileira “Relação Abusiva” estreou na plataforma ticketline. A autora Luciene Balbino, ao longo de alguns anos, observou, conversou e apoiou mulheres em relacionamentos tóxicos, gerando o espetáculo monólogo, em cartaz até o próximo dia 30. O espetáculoestá disponível no formato digital e os ingressos podem ser adquiridos neste link.

"Relação Abusiva" conta a história de Maria das Dores, uma mulher que sofreu desde a infância esse tipo de relação com a mãe, com colegas da escola e em relacionamentos quando adulta.

Segundo a autora, muitas vezes os abusadores estão dentro de casa, são pessoas próximas, a quem se deposita confiança.Geralmente, pessoas que passaram por abuso sexual, exploração e comportamento distorcido invasivo, violência física e agressão buscaram relações nocivas durante a vida, pois aprenderam o prazer pela dor.

Ainda conforme a produção do espetáculo,é muito importante se desfazer o mito de que relação abusiva está relacionada apenas à violência física e sexual. A violência psicológica ou moral é tão grave quanto a física. Além diso, relações abusivas ocorrem quando um parceiro oprime o outro, independetemente de gênero.

Para Luciene Balbino, "é urgente colocarmos no palco este tema tão devastador que destrói pessoas".

O objetivo do espetáculo é fazer o público pensar no papel que a sociedade tem em lutar contra as relações abusivas. Algumas pessoas estão vivendo isso e não tem consciência. Outras conhecem pessoas que vivem este pesadelo, mas não fazem nada, por medo ou impotência.

Para a autora,ouvir o outro pode ser vital, abraçar o outro pode ser a salvação. Fazer a pessoa que está vivendo essa violência procurar ajuda faz toda a diferença. "É possível recomeçar, voltar a ser feliz e livre, sem esta prisão", defende.

A peça de teatro Relação Abusiva veio para acender a luz de que só você tem a chave da libertação de sua gaiola.

Serviço:
Autora: Luciene Balbino
Direção, figurino e cenografia: Christiane de Macedo
Interpretação: Daniela Marques
Banda sonora: Hélio Brandão
Produção: Palácio das Fábulas
Apoio: Junta de Freguesia de Benfica em Lisboa/Portugal
Ingressos
neste link
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet