Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
15:40:11
informe o texto

Notícias / Artes

17/06/2021 às 09:24

Programação cultural deste fim de semana no Beco do Candeeiro é focada em artistas mulheres

Espetáculos ocorrem hoje e amanhã, são limitados a 70 pessoas e têm entrada gratuita

Priscila Mendes

Programação cultural deste fim de semana no Beco do Candeeiro é focada em artistas mulheres

Foto: Divulgação

O Beco do Candeeiro está se configurando como importante espaço cultural cuiabano. Para hoje (17) e amanhã (18), a vez será do “Mulheres no Beco”, programações culturais gratuitas comandadas por elas, às 19h, com público limitado a 70 pessoas (respeitando a ordem de chegada).

Na noite de hoje, será exibido o espetáculo fixo “Luz Candeeiro”, com o grupo de siriri Flor do Campo e narração de Edmilson Maciel. Logo depois, a apresentação “Em Cantos de Mulheres”, que conta com a participação das artistas Vera & Zuleika, Semites Marques, Vera Capilé e Wanessa Dias, Hamilka Rizo e Dona Domingas do São Gonçalo Beira Rio.

Já na sexta-feira (18), também a partir das 19h, o evento apresenta “Mulheres do Samba”, com o grupo musical Raízes do Samba, convidando cantoras cuiabanas consagradas, como Deize Águena, Juliana Grisólia e Regina Rangel.

O Beco do Candeeiro foi restaurado e entregue pelo Prefeitura Municipal de Cuiabá no dia 14 de maio. Desde então, a programação de atividades na Rua 27 de Dezembro vem sendo construída semanalmente. Todas as quintas, o espetáculo Luz Candeeiro abre a sequência de atividades e apresentações musicais, enquanto que, às sextas-feiras, a programação varia.

Toda a programação no Beco do Candeeiro é realizada com entrada franca, limitada a 70 pessoas e atendendo a protocolos de biossegurança para previnir a covid-19.

Restauração

Famosa pelos candeeiros, a rua se chama 27 de Dezembro, data em que ocorreu o ataque paraguaio contra o Forte de Coimbra, às margens do Rio Paraguai, no município de Corumbá, em 1864. O fato foi um marco de resistência do exército brasileiro contra a investida paraguaia, que culminou com o início da Guerra do Paraguai, quando a tropa brasileira desiste e retira-se do forte, que é tomado em 29 de dezembro pelos paraguaios.

A obra contou com apoio das Secretarias de Ordem Pública, Assistência Social e também do Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN).

De acordo com o projeto, o local foi restaurado com objetivo de chegar o mais próximo de sua construção original. A pavimentação da rua foi refeita utilizando os mesmos paralelepípedos de outrora que ainda estão no espaço. A calçada rebaixada, as fachadas das casas restauradas com cores originais e os candeeiros antigos foram substituídos por réplicas com iluminação moderna.

O investimento para restauração do local foi de R$ 247 mil é fruto de um Termo de Ajuste de Compromisso (TAC) e faz parte do calendário de entregas em comemoração ao aniversário de 302 anos de Cuiabá, um resgate histórico da arquitetura local.

Serviço
Mulheres no Beco – Beco do Candeeiro – Centro Histórico de Cuiabá
Entrada franca, limitado a 70 pessoas

Espetáculo fixo “Luz Candeeiro” e apresentação musical “Em Cantos de Mulheres”
Hoje (17), às 19h

“Mulheres do Samba”
Amanhã (18), às 19h

Foto do Beco do Candeeiro - Davi Valle

Com informações da assessoria da Prefeitura de Cuiabá
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet