Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
05:27:40
informe o texto

Notícias / Literatura

20/06/2021 às 11:04

Memórias sobre Cuiabá serão tema de oficina de escrita do Sesc Arsenal esta semana

Atividade é gratuita, será on-line e aberta a interessados com mais de 15 anos; inscrições estão abertas

Priscila Mendes

Memórias sobre Cuiabá serão tema de oficina de escrita do Sesc Arsenal esta semana

Foto: Divulgação

O que desperta em você a criatividade para escrever? Uma foto de infância, o caminho que fazia de casa para o primeiro emprego, uma carta que recebera de um amigo?

As memórias pessoais em relação a Cuiabá são o ponto de partida proposto pela oficina de literatura do Sesc Arsenal “Te Escrevo Cuyabá”, que será ministrada virtualmente, a partir de terça-feira (22), pela atriz e escritora Nina Ricci, cuiabana residente em São Paulo. A atividade é gratuita e voltada a pessoas com mais de 15 anos.

“A ideia é ter esse espaço de compartilhamento das narrativas. Eu quero dedicar tempo para ouvir as histórias de cada um, a partir dos trajetos afetivos que vou propor (...), como da casa da infância até a escola, do primeiro trabalho, o lugar onde ia namorar... E, a partir disso, conduzir uma pequena criação artística, de cada um usar o que tem em casa, com revistas, vídeos, fotografia”, contextualiza a mediadora.

Serão três turmas de 15 pessoas, cada qual com carga horária de cinco horas, distribuídas em duas noites, sempre das 18h às 20h30 (horário de Cuiabá). As turmas ocorrem nos dias 22 e 23, nos dias 24 e 25 e nos dias 29 e 30 deste mês. As inscrições podem ser feitas pelo link bit.ly/teescrevocuyaba e os encontros serão por meio do Google Meet.

A responsável pela área de Literatura do Sesc Arsenal, Leisekris Padilha, explicou que a ideia de oferecer essa oficina é a de valorizar o vínculo afetivo entre o morador de Cuiabá e a cidade. “Nós temos um preceito muito forte no Sesc Mato Grosso, que é a valorização do que há de melhor na nossa terra, e a Nina, por já ter morado aqui, por ter esse resgate de tudo que já vivenciou aqui, ela traz para a oficina essa relação de memória com a cidade. E essa memória pode ser transcrita em forma de poesia ou até prosa”, comenta.

“É uma oficina que está dentro da área da Literatura, mas eu entendo a escrita numa visão expandida, de a gente usar muitos suportes para escrever, para descrever narrativas. E a ideia é criar uma ‘caixinha dos achadouros da infância’. É uma oficina no lugar da vivência, a gente fazer junto esse percurso”, conta, empolgada. “É algo que eu adoro fazer: misturar as linguagens, falar de memórias e falar da cidade”, confessa.

Nina Menezes Ricci é cuiabana, graduada em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com atuações em grupos de teatro e dança em São Paulo, além de atuar como arte-educadora e terapeuta.

Com informações da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet