Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
11:11:53
informe o texto

Notícias / Artes

22/06/2021 às 15:14

Casa de Artes de Várzea Grande é ponto de referência de artesanato e de cultura regional

Atualmente, 182 artesãos estão cadastrados para divulgar e comercializar seus produtos no local

Entretê

Casa de Artes de Várzea Grande é ponto de referência de artesanato e de cultura regional

Foto: Secom/VG

Um ponto de referência e de apoio para o artesão várzea-grandense divulgar e comercializar seu produto. Esse é o principal objetivo da Casa de Artes de Várzea Grande, que funciona na Avenida Couto Magalhães, no centro da cidade. Atualmente, 182 artesãos estão cadastrados para divulgar e comercializar seus artesanatos no local.

A Casa de Artes também é um ponto para divulgação e preservação da memória e cultura várzea-grandense. No local, está exposta ampla diversidade de produtos artesanais, como artigos em crochê, bordados, cerâmicas, artigos religiosos, pintura em tela e em madeira, redes, xales, capas de almofadas, entre outros.

No local, também são produzidas e comercializadas as tradicionais redes várzea-grandenses, confeccionadas manualmente em tear.

O espaço conta ainda com um museu que abriga peças históricas, como a mesa e as cadeiras que foram usadas na primeira reunião da Câmara de Vereadores de Várzea Grande. Tem também fotografias e recortes de jornais com várias personalidades políticas e momentos importantes da cidade. Abriga ainda réplicas das igrejas Nossa Senhora da Guia e Passagem da Conceição.

A Casa de Artes também oferece cursos de violão, pintura em tela e tecido e o interessado deve procurar o espaço para se inscrever.

A gerente da Casa de Artes, Neyva Ribeiro de Oliveira Souza, explica que o espaço de cultura está aberto para visitação e comercialização dos produtos. “Existem muitos artesãos talentosos que dependem desse apoio para divulgar seus trabalhos”, avalia.

O atendimento na Casa de Artes é de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Além do espaço na Avenida Couto Magalhães, a Casa de Artes mantém mais dois pontos fixos, um no Várzea Grande Shopping e outro na Prefeitura Municipal.

Secom/VG
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet