Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
18:46:08
informe o texto

Notícias / Artes

22/06/2021 às 17:43

In-Próprio Coletivo apresenta on-line 'Despeça-te', uma 'desmontagem' do espetáculo OraMortem

Encontro cênico digital estará em cartaz entre terça e quinta-feira

Priscila Mendes

In-Próprio Coletivo apresenta on-line 'Despeça-te', uma 'desmontagem' do espetáculo OraMortem

Foto: Divulgação

Quem assistiu a uma das encenações de OraMortem, do in-Próprio Coletivo, certamente se perguntou sobre o processo de construção. Quem não viu terá a oportunidade de conhecer a obra por meio de uma nova linguagem das artes cênicas: a desmontagem. Essa é a proposta de ‘Despeça-te’, encontro cênico digital que a companhia exibe pelo Zoom na noite desta terça-feira, às 19h30, com ingressos disponíveis neste link.

O nome ‘Despeça-te’ cumpre duas funções cruciais da obra: ‘desmontar a peça’, no sentido de fazer uma releitura acerca do processo construtivo; e registrar as partidas - duas perdas que inspiraram OraMortem (de Dona Lourdes, avó da diretora Dani Leite, e do ator Felipe Vicentim) e as incontáveis perdas da pandemia. “É uma forma também de ritualizar esta despedida que a gente está vivendo em nível global”, pontua Dani Leite.

O momento é de adaptação. As artes cênicas buscam, na linguagem do audiovisual, formas de construir novos palcos e interagir com o público. No caso da ‘desmontagem’, usa-se de arquivos de fotos e vídeos da ‘encenação off-line’ – quando o espetáculo fora apresentado presencialmente, antes da pandemia – para narrar a trajetória da obra cênica. Despeça-te, portanto, é uma ‘desmontagem’ de OraMortem, como aquele bate-papo pós espetáculo. “A linguagem parece uma aula”, comenta Dani Leite.

“A gente fez pesquisa de arquivo, editou esse material [fotos e vídeos] e construiu uma narrativa”, conta a diretora. “Quem não viu [a peça presencial anteriormente] vai entender, porque a pessoa vai ver vários fragmentos do registro da peça, e quem viu vai matar a saudade”.

Outra novidade da obra teatral digital é que, em OraMortem, não há texto falado, há “apenas” outras sonoridades e conteúdos. E, para ‘Despeça-te’, há uma série de poemas, com autores como Mia Couto e Hilda Hilst, que dialogam com o sentimento de despedida.

As apresentações serão entre terça (22) e quinta-feira (24), sempre às 19h30 (horário de Cuiabá). A desmontagem cênica foi contemplada pela Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá-MT.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Telma de Souza Lima 23/06/2021 às 00:00

    Linda apresentação

  • Regiane Corrêa de Oliveira 23/06/2021 às 00:00

    Arte viva - Viva a arte

 
Sitevip Internet