Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
04:28:54
informe o texto

Notícias / Cinema

24/06/2021 às 09:05

Curta de Juliana Capilé foi selecionado pelo Cine Caramelo, de Porto Alegre

Mato-grossense “O menino e o ovo” compõe mostra principal de festival on-line a ser realizado em agosto

Priscila Mendes

Curta de Juliana Capilé foi selecionado pelo Cine Caramelo, de Porto Alegre

Foto: Divulgação

O curta mato-grossense “O menino e o ovo”, de Juliana Capilé (ficção, 12 min, MT/2020) foi selecionado para uma das mostras do 7º Cine Caramelo - Festival Infantojuvenil de Cinema de Porto Alegre, que será realizado em formato on-line entre 19 e 29 de agosto deste ano.

Além de “O menino e o ovo”, a comissão selecionou outras 19 produções infantis e infantojuvenis para compor a mostra principal. Seguindo a tradição de oferecer uma mostra paralela com programação também para adultos, foram selecionados 6 filmes com narrativas ligadas à infância e adolescência. No total, o evento recebeu a inscrição de mais de uma centena de curtas-metragens, tanto brasileiros quanto internacionais.

“O menino e o ovo” acompanha a menina Joana, que escuta na escola que é possível fritar um ovo no asfalto de Cuiabá, uma das capitais mais quentes do Brasil. Joana decide, então, tirar a prova. Nessa busca, dilemas surgem e desafiam Joana a tomar uma decisão.

Mato Grosso também está representado na comissão de seleção, com a presença de Diego Baraldi, programador de cinema, pesquisador e professor do Curso de Comunicação Social da UFMT, ao lado de outros dois curadores, coordenados por Fernanda Wagner, da produção do Cine Caramelo.

Segundo os organizadores, os critérios de seleção foram as qualidades artística e técnica dos títulos e a relevância temática das obras, buscando garantir diversidade cultural e de gênero. A acessibilidade também estará presente no Cine Caramelo: serão dez títulos com recursos de Libras, audiodescrição e legendas descritivas.

A 7ª edição do Cine Caramelo está sendo produzida pela Véspera Visual Media, realizada pela Fundação Marcopolo e pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, com recursos da Lei Aldir Blanc. Acompanhe o Cine Caramelo pelo www.instagram.com/cine_caramelo ou pelo site www.cinecaramelo.com.br.

Conheça os demais selecionados da Mostra Infantojuvenil

A menina e o velho (Dir. Luciano Fusinato, animação, 11 min, SC/2021)
Uma menina e um velho iniciam uma amizade através dos fios de um varal. Do seu encontro brotam singeleza e poesia.

A incrível aventura das sonhadoras crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira (Dir. Beatriz Ohana, ficção, 15 min, SP/2019)
Quando o lixo só cresce e os adultos não dão conta do problema, João Pedro, Sophia e as crianças do QG dos Sonhadores entram em ação para derrotar os inimigos do bairro: O atrapalhado Lixeira Furada e seu comparsa, Capitão Sujeira. Uma aventura repleta de imaginação e fantasia, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem.

Antes que vire pó (Dir. Danilo Custódio, ficção, 12 min, PR/2020)
Luan é um garoto sensível que acolhe um passarinho e, a partir da relação que estabelece com ele, começa a refletir sobre a fragilidade da vida.

Aurora - A rua que queria ser um rio (Dir. Radhi Meron, animação, 10 min, SP/2021)
O curta-metragem narra em primeira pessoa a biografia de uma rua chamada Aurora. Como uma rua do centro velho de São Paulo, Aurora é testemunha concreta da cidade. A partir das divagações da rua em um dia de chuva, somos levados a conhecer a personagem visitando também um pouco da história do cotidiano da cidade.

A vida é coisa que segue (Dir. Bruna Schelb Corrêa, ficção, 16 min, MG/2019)
O luto é uma presença na rotina: os mortos se vão e a vida insiste em seguir em frente.

Colmeia (Dir. Karinna De Simone, ficção, 18 min, SP/2018)
Às vésperas do maior Campeonato de robótica do ano, Sophia e seus amigos passam a noite escondidos na escola para tentar terminar o robô a tempo da competição.

Diário de Pilar (Dir. Bruno Bask e Humberto Avelar, animação, 11 min, SP/2020)
Junto com seu gato Samba e seu melhor amigo Breno, Pilar embarca na rede mágica que herdou do avô Pedro e se aventura pelo mundo. A cada viagem, o trio inseparável experimenta novas culturas, descobrindo seres mitológicos, hábitos inusitados e sabores surpreendentes.

Foguete (Dir. Pedro Henrique Chaves, ficção, 15 min, DF/2020)
No coração da cidade, um brinquedo atrai milhares de pessoas e une diferentes gerações. O desafio de subir e descer o foguete encanta pai e filho que brincaram no mesmo lugar e guardam segredos nunca revelados. É preciso ter coragem.

Fome (Dir. Felipe Fré, ficção, 17 min, SP/2019)
Num pequeno vilarejo, Lia vence dragões montada em sua vassoura enquanto Fátima cozinha para vencer a fome de mais um dia que chega ao fim. Quando uma dupla de saltimbancos chega ao vilarejo, um evento inesperado faz com que mãe e filha compreendam que não somente o corpo necessita de alimento.

Hornzz (Dir. Lena Franzz, animação, 5 min, RJ/2019)
Como cada escolha reflete em nossas vidas? Através da narrativa surrealista de Hornzz, acompanhamos as escolhas e desafios da menina Lu, viajando por experiências únicas em cenários lúdicos.

Livre-se (Dir. Matheus Lopes e Vinícius de Lima, animação, 3 min, SP/2020)
Raj, um menino indiano apaixonado por arte e livros, enfrenta um conflito interno, desafiado com uma mudança em seus hábitos de leitura. Após um final quase trágico e inesperado, ele é forçado a testar seus gostos e tentar resgatar sua antiga paixão.

Me liga na lata – Maranhão (Dir. David Reeks e Renata Meirelles, documentário, 26 min, SP/2019)
Com um telefone de lata, crianças de nove Estados brasileiros conversam entre si e criam uma cumplicidade de temas ao mesmo tempo que revelam aspectos singulares de cada região.

Muda (Dir. Isabella Pannain, ficção, 7 min, MG/2021)
Ana é uma garotinha tranquila que carrega sua mochila para todo lugar com seus brinquedos e pertences para nunca perdê-los. Porém, ao ter que lidar com a mudança para sua casa nova, ela precisa aprender a desapegar de muitas coisas queridas e enfrentar o medo do desconhecido.

O Celaticomus (Dir. Marcelo Tannure, animação, 17 min, MG/2020)
Jeremias vive tranquilamente em seu pântano se divertindo ao assistir filmes em sua velha TV. Além desse seu prazer, ele tem o hobby de colecionar livros. Ele não sabe ler, mas gosta dos desenhos das capas de seus livros. Certo dia um desses livros desaparece. Jeremias acredita que o responsável é um terrível monstro que veio de Júpiter.

O menino das estrelas (Dir. Irmãos Christofoli, ficção, 23 min, RS/2019)
Benji é um garoto que sofre bullying na escola onde estuda. Após um misterioso cometa cair em sua cidade, o menino adquire poderes especiais e tem que decidir se irá ou não revidar aos ataques que sofre.

O papagaio e a pipa (Dir. Tiago Mal, animação, 7 min, SP/2019)
Um menino constrói seu próprio papagaio e, com esforço, faz seu novo amigo voar alto no céu. O Papagaio conhece uma charmosa Pipa, mas logo a perde de vista. Destemido, parte em busca dela pelas ruas da cidade.

O show da Luna! (Dir. Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, animação, 22 min, SP/2020)
Após viajar a tantos lugares diferentes na Terra, Luna, Jupiter e Claudio vão para o espaço. Na "supertecnológica" Estação Espacial Antares, o trio e sua nova amiga, Kyiah, buscan respostas para muitas novas perguntas

Raone (Dir. Camila Santana, documentário, 2 min, SP/2021)
Raone tem quatro anos e gosta de fantasiar, correr, brincar de boneca e fazer bolhas de sabão. Enquanto cria suas histórias e descobre o mundo vai traçando uma infância alegre e livre de estereótipos.

Se a vida te der um anzol (Dir. Uli Dile, ficção, 6 min, RJ/2020)
Uma menina determinada, um anzol e várias minhocas são a combinação perfeita para fisgar um peixe... ou não.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet