Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
21:10:56
informe o texto

Notícias / Políticas Culturais

02/07/2021 às 11:00

Secel agiliza processo de editais Movimentar com alteração de fases de análises

Inscrições para editais de Cultura e de Esporte se encerram em 09 de julho

Entretê

Secel agiliza processo de editais Movimentar com alteração de fases de análises

Foto: Divulgação

As inscrições para os editais Movimentar da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) estão no prazo final: seguem abertas até 9 de julho. Devido ao caráter emergencial para atendimento aos profissionais dos setores cultural e esportivo afetados pela pandemia, o cronograma das seleções públicas prevê algumas especificidades nas fases de análise técnica e de habilitação documental.

Para diminuir o prazo das duas etapas, a avaliação técnica será anterior à de análise de documentos. Dessa forma, todas as inscrições recebidas serão primeiramente submetidas à Comissão de Avaliação Técnica que, além de verificar os requisitos básicos, irá classificar as propostas de acordo com a pontuação nos critérios de seleção. Assim, somente as propostas que alcançarem pontuação na pré-seleção passam para a fase de habilitação/documental.

“A inversão das fases permite que aceleremos o processo. Somando os dois momentos de seleção e de habilitação, teremos um prazo menor de processamento, pois, em vez de imprimir e conferir os documentos de todo o lote de inscrições, só faremos isso com os projetos pré-selecionados. E considerando que a exigência documental é bem simplificada, a chance de uma inscrição ser inabilitada é muito pequena”, explica Jan Moura, secretário-adjunto de Cultura da Secel.

É importante destacar que os editais Movimentar, tanto o de Cultura quanto o de Esporte e Lazer, seguem o mesmo cronograma, portanto o mesmo procedimento.

No Movimentar Cultura, serão 330 inscrições classificadas para a fase de habilitação documental, que corresponde ao total de projetos que serão selecionados no resultado final mais 10%. De demanda livre, as propostas podem abranger quaisquer atividades relacionadas aos 16 segmentos artísticos e culturais informados no edital.

No Movimentar Desporto, Paradesporto e Lazer está prevista a pré-seleção de 550 propostas que passarão pela etapa de análise de documentos. Assim como na cultura, esse total considera um acréscimo de 10% na quantidade de projetos a serem aprovados no edital.

Nos dois editais, 60% das propostas selecionadas serão de municípios do interior e, o restante (40%), de municípios da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.

Para a seleção/análise técnica são pontuados aspectos da apresentação da proposta e de sua importância para a sociedade, como relevância, efeito multiplicador, adequação da proposta orçamentária e viabilidade do projeto. Nessa primeira fase são ainda considerados critérios econômicos e sociais, como renda e inclusão de profissionais com deficiência, e outras variáveis de acordo com o edital escolhido.

Já na etapa de habilitação documental, a comissão de avaliação analisará os documentos anexados no momento da inscrição. Para facilitar a adesão de proponentes, foram exigidos somente os documentos pessoais, CPF e RG ou outro documento com foto, e comprovação de residência em Mato Grosso.

Leia mais -Editais Movimentar alteram número de projetos contemplados e valores por repasse


Leia mais -Acesse orientações para se inscrever nos editais Movimentar

A previsão é que os resultados finais das duas seleções públicas sejam publicados até o dia 30 de agosto. Confira o cronograma detalhado.

Publicação dos editais: 15/06
Período de inscrições: 15/06 a 09/07
Análise técnica: 26/07 a 06/08
Resultado análise técnica: 09/08
Período para recurso análise técnica: 10/08 a 12/08
Publicação do julgamento dos recursos da fase técnica: 16/08
Análise documental: 17/08 a 20/08
Resultado análise documental: 23/08
Período para recurso da fase documental: 24/08 a 26/08
Publicação do resultado final: 30/08

Serviço
Editais Movimentar Cultura e Esporte
Inscrições até 09 de julho
Acesso aos editais e links de inscrição:www.secel.mt.gov.br/editais

Assessoria Secel/MT
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet