O e-book "Desinformação: crise política e saídas democráticas para as fake news" foi disponibilizado pelo coletivo de Comunicação Intervozes para download gratuito, neste link.
A obra do Intervozes, organizada por Helena Martins, conta com prefácio de Sergio Amadeu e artigos de Bruno Marinoni e Vanessa Galassi; Eduardo Amorim e Ramênia Vieira; e Ana Carolina Westrup.
O livro foi publicado em parceria com a Editora Veneta em 2020 e busca definir o conceito de desinformação e sua relação com a crise política; entender as estratégias utilizadas em diferentes países para enfrentar esse problema e apresentar propostas concretas para lidar com a questão.
Ao investigar as bases econômicas das fake news, os autores constatam que a desinformação se tornou um lucrativo subproduto do modelo de negócio das plataformas digitais, um modelo que se baseia na concentração e na exploração indevida de dados pessoais de usuários.
Segundo pesquisa do Índice Global de Desinformação, entidade britânica que acompanha o alcance e os efeitos da desinformação no mundo, a receita gerada por publicidade programática – que usa softwares para comprar e vender espaço publicitário na web – de 20 mil sites classificados como “desinformadores” alcançou US$ 235 milhões, aproximadamente 1,19 bilhões de reais.
O maior serviço de mídia programática do mundo é do Google. A empresa está em 70% dos sites de desinformação analisados, acumulando US$ 86,7 milhões, cerca de 439,5 milhões de reais.
Caso o leitor queira, por outro lado, incentivar Veneta, uma editora independente, pode adquirir o livro por R$ 31,92, diretamente neste link.
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.