Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
13:14:37
informe o texto

Notícias / Cinema

06/07/2021 às 15:32

Eduardo Butakka é premiado em Competição de Nova York com o curta Celeste

Ator cuiabano levou prata em premiação que valoriza talento do cinema independente

Entretê

Eduardo Butakka é premiado em Competição de Nova York com o curta Celeste

Foto: Divulgação

O ator, diretor e publicitário cuiabano Eduardo Butakka foi premiado com prata na categoria ‘Melhor Ator em Filme LGBTQ’, com o curta ‘Celeste’, na Competição Internacional Bimestral de Nova York. O evento, de Qualificação IMDb e exibição anual, celebra atores de todo o mundo. O grande vencedor foi o africano Amine Mahamat Gabdou, pela categoria "Outstanding Performance".

A Competição Internacional Bimestral de Nova York tem por objetivo reconhecer o talento e a paixão e premiar asmelhores performances em atuaçãodo cinema independente.Apenas osmelhores filmes de um ano inteiroserão selecionados pelo júri para o evento de exibição anual nacidade de Nova York.

“Celeste” é uma licença poética para falar de algo bem real: como os artistas estão sobrevivendo durante o distanciamento social? O curta é um convite a viver na pele de uma pessoa que nunca se sentiu pertencente ao mundo e agora se vê mais deslocada ainda. Na definição do ator, Celeste é o nada, a poeira cósmica que compõe o nosso todo.

O curta-metragem tem roteiro e direção de Eduardo Butakka, produção executiva de Thyago Mourão, edição de Rato e concepção de luz de Priscila Freitas.

Prêmios Internacionais
Eduardo Butakka é hoje uma das referências da arte e cultura de Mato Grosso, com personagens reconhecidas pelo público, como a sexóloga Penélope e a professora Geisa. O artista sempre abrilhantou os palcos e as telas do cinema independente.

Além de ator, professor de teatro, diretor e roteirista, o artista coleciona destaques internacionais por conta de trabalhos divulgados na internet junto ao coletivo Não Convém, do qual faz parte, já soma cinco premiações de renome. O coletivo produziu uma série de 48 vídeos independentes em 2017, sendo premiado como melhor filme para web e novas mídias no Calcutta International Cult Film Festival, na Índia.

Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet