Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
05:28:26
informe o texto

Notícias / Cinema

09/07/2021 às 10:28

Filmes para quem é muito Rock'n'Roll

Para celebrar o Dia Mundial do Rock, o Leiagora separou seis filmes para você assistir com o volume da TV no último

Paulo Henrique Fanaia

Filmes para quem é muito Rock'n'Roll

Foto: Reprodução Detroit Rock City

Na próxima terça-feira (13), é comemorado o Dia Mundial do Rock. A data foi escolhida em homenagem ao megaevento Live Aid, realizado em 1985. A celebração faz referência a um desejo do músico Phill Collins que, na ocasião, disse que aquele era mundialmente o dia do Rock.

O objetivo do evento foi chamar a atenção do mundo para a fome na Etiópia e contou com a presença de gigantes como The Who, Led Zeppelin, Queen, David Bowie e Black Sabbath. Os shows foram transmitidos ao vivo pela BBC para diversos países e abriram os olhos do mundo para a miséria no continente africano.

Embora o nome seja “mundial”, a data só é comemorada aqui no Brasil. Ela começou a ser celebrada em meados dos anos 1990, quando duas rádios paulistanas dedicadas ao rock, a 89 FM e a 97 FM, começaram a mencionar a data em sua programação. A celebração foi amplamente aceita pelos ouvintes e, em poucos anos, passou a ser popular em todo o país.

É por isso que o Leiagora separou seis filmes para você curtir, desde o fim de semana, muito Rock e com os solos de guitarra no talo.

Então prepara a camiseta preta, coloca o som da TV no último volume e assista a estes filmes fazendo o sinal do chifre com a mão e batendo o cabelo. Se você for careca, pode só chacoalhar a cabeça também, viu?

Raul – O Início, o Fim e o Meio (2012, 120min, dirigido por Walter Carvalho).

Documentário sobre a vida e a obra do maior ícone do rock brasileiro, desvendando as diversas facetas dele, a parceria com Paulo Coelho, os casamentos e os fãs, que ele continua a mobilizar anos depois de sua morte.

Falar sobre rock no Brasil e não falar sobre Raul Seixas é quase uma heresia. Neste documentário, o espectador vai conhecer o mestre Raulzito na forma mais pura. Utilizando imagens de arquivo pessoal, cenas de programas de TV e shows, o filme mostra o gênio conhecido por ser uma metamorfose ambulante.

O filme conta com entrevistas fantásticas de Paulo Coelho, Roberto Menescal, Caetano Veloso, Zé Ramalho, Tom Zé e muitos outros que conheceram o cantor dentro e fora dos palcos. Toca Raul!

Disponível na Netflix.




Escola de Rock (School of Rock, 2003, 109min, dirigido por Richard Linklater)

Dewey Finn é um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida. Logo, Dewey se torna um exemplo para seus alunos, sendo que alguns deles se juntam ao professor para montar uma banda local, sem o conhecimento dos pais.

O filmeEscola de Rock é um clássico atemporal. Nesta película é possível ver que, não só Jack Black, mas todos os atores - incluindo as crianças - estão se divertindo ao máximo, levando para os personagens uma química fantástica! Em 2003, o filme serviu como porta de entrada para muitos roqueiros em formação e também foi um balde de nostalgia para os mais velhos, que, juntos, lotaram as salas de cinema.

Você pode até dizer que esse filme é batido e que indicá-lo ele é mais clichê do que ouvir “Tempo Perdido” dos amplificadores de uma banda de garagem. Mas assista novamente, como um 'filme para a família' e, desta vez, com um roqueiro ou roqueira mirim e veja os olhinhos brilhando com os solos de guitarra da molecada.

Disponível na Netflix.



Detroit - a Cidade do Rock (Detroit Rock City, 1999, 95min, Dirigido por Adam Rifkin).

Em 1978, quatro adolescentes embarcam numa louca aventura pelas estradas americanas rumo ao show de sua banda favorita, o KISS, na cidade de Detroit. Levados pela paixão pelo grupo de rock, nada poderá impedir o grupo de assistir ao grandioso espetáculo.

Detroit Rock City é um filme que mostra a essência do rock e como ele é apaixonante. O espectador é levado direto à época em que os jovens eram revoltados com tudo e com todos e somente o rock era a válvula de escape. Os atores aqui também estão super à vontade e se divertem muito nos papéis. Edward Furlong impressiona com a capacidade de fazer comédia, mesmo depois de ter a cara marcada como John Connor, em Exterminador do Futuro 2.

Embora o Kiss só apareça no show final -spoiler, o filme todo é repleto de músicas da banda e de outras que marcaram a história do rock. Assista e faça o air guitar à vontade.

Disponível no Globoplay.



A Vida É Dura - A História de Dewey Cox (Walk Hard: The Dewey Cox Story, 2007, 96min, dirigido por Jake Kasdan)

Biografia de um cantor fictício, considerado uma lenda da música norte-americana que, como tantos outros cantores famosos de origem humilde, vive uma vida de excessos, é derrotado pelas drogas e se redime através do amor pela música.

Walk Hard é uma comédia pastelão do estilo paródia, que faz uma homenagem à história do Rock. O personagem Dewey Cox é uma mistura de Johnny Cash, Bob Dylan, Elvis Presley, Jim Morrison e tantas outras lendas da música. O filme é um presente super engraçado a todos os amantes da rock'n'roll.

No filme, Dewey é considerado uma lenda da música mundial, precursor de vários estilos musicais e responsável por sucessos inesquecíveis. Prepare-se para morrer de rir com Dewey interagindo com os Beatles, Elvis Presley e tantas outras lendas do rock. Fique atento também às inúmeras participações especiais de atores e músicos famosos.

Disponível no Google Play.



La Bamba (La Bamba, 1987, 108min, Dirigido por Luis Valdez).

Richard Stephen Valenzuela, mais conhecido como Ritchie Valens, marcou o final dos anos 50 com uma carreira meteórica, recheada de sucessos e pontuada por uma das canções mais famosas de todos os tempos: "La Bamba".

Mais do que um clássico,
La Bambaé uma obra prima do cinema. O filme conta a breve história de sucesso do cantor Ritchie Valens, que morreu em um trágico acidente de avião, ocasião que ficou conhecida como “o dia que a música morreu”. A performance do ator principal, Lou Diamond Phillips, é impressionante e emociona a cada cena.

O espectador é apresentado às origens humildes do artista e conhece toda a sua força para vencer e ser um músico de sucesso. A trilha sonora é indiscutivelmente empolgante e é impossível assistir sem ter a vontade de afastar o sofá da sala e dançar até cansar.

Disponível no Looke.



O Diabo na Encruzilhada (ReMastered: Devil at the Crossroads, 2019, 48min, dirigido por Brian Oakes)

Robert Johnson foi um dos mais influentes violonistas de blues. Mesmo antes de sua morte prematura, os fãs se perguntavam se ele havia feito um pacto com o diabo.

O documentário O Diabo na Encruzilhada, original Netflix, pode ser classificado como estranho, interessante e apaixonante. Este filme conta a breve e misteriosa vida de Robert Johnson, cantor, compositor e músico de blues que influenciou gerações de roqueiros em todo o mundo.

Embora a obra de Johnson seja bem escassa, o que mais chama a atenção é a história dele. Muitos dizem que ele fez um pacto com o diabo para ser um primoroso músico, sendo que sua morte, super bizarra, seria uma prova de que ele vendeu a alma para o tinhoso. Assista, mas assista com alguém do lado.

Disponível no Netflix.

Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet