Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
12:08:13
informe o texto

Notícias / Cinema

13/07/2021 às 11:51

Cine Caramelo abre inscrições para oficinas e workshops gratuitos e on-line

Programação prevê atividades para crianças, jovens e adultos

Entretê

Cine Caramelo abre inscrições para oficinas e workshops gratuitos e on-line

A roteirista e diretora Tatiana Nequete ministrará um dos workshops

Foto: Arquivo Pessoal

A 7ª edição do festival Cine Caramelo, de Porto Alegre,além de exibir pela internet os filmes selecionados,também oferece on-line atividades de formação para crianças e adultos. Serão dois workshops e duas oficinas com vagas limitadas.

OFestival Infantojuvenil deCinemade Porto Alegre tem forte presença mato-grossense:o curta “O menino e o ovo”, de Juliana Capilé (ficção, 12 min, MT/2020) foi um dos selecionados e o programador de cinema Diego Baraldi compõe a comissão de seleção.

Para ministrar os workshops, o festival traz a roteirista e diretora Tatiana Nequete para falar sobre roteiro e direção de conteúdos audiovisuais infantojuvenis e o animador Lancast Mota, que irá abordar o processo de criação de histórias em quadrinhos. Ele trabalha há mais de 30 anos na produtora de Maurício de Sousa, pai dos personagens da Turma da Mônica.

As duas atividades são voltadas para estudantes e profissionais do audiovisual e áreas afins como artes, literatura, educação, comunicação e novas mídias. Cada workshop terá duração de 6 horas, divididos em três encontros de 2 horas cada.

Já as oficinas irão contar com dois importantes cartunistas gaúchos: Santiago e Moacir Knorr Gutterres, o Moa. Nas atividades os alunos poderão refletir, trocar ideias e expressar seus sentimentos através do desenho e do humor. Cada encontro tem o número máximo de 20 vagas. As oficinas terão mediação da educadora Ane Meyer - Mestre em Teoria da Literatura (Literatura Infantojuvenil), educadora, pesquisadora e oficineira nas áreas de mediação de leitura e formação de leitores.

As inscrições são gratuitas e, para os workshops, estão abertas. Para as oficinas, as inscrições começam na próxima quinta-feira (15). Acesse https://www.cinecaramelo.com.br/ até o dia 1º de agosto.

Os workshops e oficinas serão on-line, assim como toda programação do evento, que acontece de 19 a 29 de agosto. Ao final, os participantes recebem certificado de participação.

Programação
A programação da 7ª edição do Cine Caramelo conta com exibição de filmes através de três mostras voltadas a diferentes faixas etárias.

Na Mostra Primeira Infância, será exibida a série gaúcha “Jogos de Inventar” (2018), composta por 13 episódios de 7 minutos, com diálogos perceptivos, afetivos e imaginários de bebês e crianças por meio da fascinante lógica lúdica do pensamento infantil.

Na Mostra Infantojuvenil, o público poderá assistir a 20 filmes infantis e infantojuvenis de animação, ficção e documentário recentemente produzidos e que trazem uma diversidade de temas, estéticas e narrativas, dentre os quais, o mato-grossense "O Menino e o Ovo".

Já na Mostra Jovens e Adultos, serão exibidos seis filmes que trazem narrativas ligadas à infância e adolescência para o público com 14 anos ou mais.

Toda a programação será gratuita e estará disponível no site oficial do evento.

A 7ª edição do Cine Caramelo está sendo produzida pela Véspera Visual Media, por meio do edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Fundação Marcopolo e pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, com recursos da Lei Aldir Blanc.

Da Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet