Cuiabá, sábado, 20/04/2024
06:08:25
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

14/07/2021 às 15:58

Quilombo Mata Cavalo promove Festa de São Benedito neste domingo

Manifestação cultural é símbolo da cultura africana em Mato Grosso

Entretê

Quilombo Mata Cavalo promove Festa de São Benedito neste domingo

Foto: Zé Medeiros

Uma das festas religiosas mais tradicionais de Mato Grosso, a Festa de São Benedito chega a sua 55ª edição no Quilombo Mata Cavalo de Cima, no município de Nossa Senhora do Livramento. A programação começa às 08h deste domingo (18) com as boas-vindas e a feira de produtos comunidade, seguido de chá com bolo.

“Nós vamos rezar para São Benedito, vai ter um almoço, vai ter reza cantada, dança de siriri”, explica Mestre Nezinho que, desde os 12 anos de idade, luta pelo reconhecimento e valorização das manifestações culturais quilombolas. Para garantir a segurança de todos os festeiros, será obrigatório o uso de máscaras.

Após as apresentações culturais, o público também assistirá Estórias do Jardim, da Trupe Leite de Pedras. Na peça, em um mundo da magia, um Velho Carvalho conta aventuras de reis e ciganos.

A Festa de São Benedito é realizada em diferentes datas em todo o Brasil e considerada uma das manifestações culturais mais importantes em Mato Grosso.

Nezinho, que também é pai de santo umbandista, conta que mais do que um dia de devoção ao santo, a festa representa a ancestralidade do povo negro e a luta pela titulação definitiva da terra, que já é amparada pelos dispositivos legais.

O Quilombo de Mata Cavalo de Cima foi fundado pelo bisavô dele, Marcelino Paes de Barros, após sua alforria. Ao todo, Mata Cavalo é composto por seis comunidades que, mais do que relações de parentesco, compartilham a luta pela terra, pelo acesso à água e por melhores condições de vida.

“A festa, para a nossa comunidade, é uma expressão de resistência e combate ao preconceito e discriminação étnico-racial”, finaliza Mestre Nezinho.

Para participar, é necessário confirmar presença pelo whatsapp (
65) 99802-2151. Mais informações pelo perfil no instagram@mestrenezinho.

Lei Aldir Blanc
A edição da festa deste ano conta com apoio do projeto 'Mestre Nezinho: Quilombo de Mata Cavalo', aprovado no edital Conexão Mestres da Cultura, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), com recursos da Lei Aldir Blanc.

O projeto lança, no mês de novembro, o documentário Terra de Preto, sobre Mestre Nezinho e a resistência de manter o terreiro de Vovó Catarina.

Serviço:
55ª Festa de São Benedito do
Quilombo Mata Cavalo de Cima
Data: Domingo (18), a partir das 8h
Local: Sítio São Benedito – estrada principal do Quilombo (seguir as fitas azuis) -Espaço Cultural São Benedito e Vovó Catarina -Nossa Senhora do Livramento
Uso obrigatório de máscaras contra covid-19
Recomendável levar utensílios pessoais, como talheres, copos e pratos
Confirmar a presença pelo WhatsApp: (65) 99802-2151

Fotos: Zé Medeiros

Da Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet