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Notícias / Políticas Culturais

15/07/2021 às 10:47

Estudantes de Barra do Garças participam de projeto que mistura literatura e artes visuais

Cada aluno recebeu um kit com pincéis, lápis de cor, tinta, papel e o livro que serviu de inspiração para o projeto

Entretê

Estudantes de Barra do Garças participam de projeto que mistura literatura e artes visuais

Foto: Divulgação

A Associação Ciranda, de Barra do Garças, deu início ao projeto “O inventador de mundos”,que mistura literatura e artes visuais, com o objetivo de ampliar o desenvolvimento do pensamento artístico, a sensibilidade, a percepção e a imaginação de alunos do 5º ano.

O projeto, contemplado no edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), atende cerca de 90 estudantes do 5° ano matutino e vespertino da Escola Municipal Helena Esteves, de Barra do Garças.

Repensado de forma a se adequar às restrições em função da pandemia de covid-19, as atividades estão sendo desenvolvidasde forma remota. Os materiais foram entregues aos professores e coordenadores da escola, que farão a distribuição entre os estudantes.

Cada aluno recebeu um kit com pincéis, lápis de cor, tinta, papel e o livro que serviu de inspiração para o projeto: “Beni o inventador de mundos” de João Luiz do Couto e ilustrações de Emol.


Foram gravadas videoaulas das oficinas de ilustração com os artistas Emol e Dupé. As aulas serão apresentadas aos alunos que também terão um encontro virtual com o escritor João Luiz do Couto.

A presidente da Associação Ciranda, Juliane Coelho, conta que a ideia inicial era fazer uma tarde de autógrafos, um encontro e conversa com o autor do livro e na sequência, as oficinas. “Infelizmente não conseguimos estar ali pertinho dos estudantes, mas isso não seria impedimento para desenvolvermos uma atividade extracurricular de qualidade e cheia de aprendizado a essas crianças da rede pública municipal de Barra do Garças”, ressalta.

Para a coordenadora pedagógica do projeto, Lorena Muria, a proposta é oferecer atividades artísticas como complemento na grade curricular. “O projeto é de cunho cultural, artístico e educacional. Fizemos pensando na educação de forma integral, nos aspectos cognitivo, emocional e físico das crianças. É uma alegria contribuir, por meio dos editais públicos, que tem proporcionado esses espaços de diálogo entre os artistas, escritores e a comunidade”.

Assessoria Secel/MT
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