Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
04:28:23
informe o texto

Notícias / Variedades

06/03/2020 às 13:31

Para apoiar agora: 11 jovens mulheres poderosas que fazem história

Dia Internacional das Mulheres chegando, e aqui ninguém precisa partir dessa pra melhor para incentivar e valorizar quem faz a diferença

Mirella Duarte

Para apoiar agora: 11 jovens mulheres poderosas que fazem história

Mulheres que fazem toda a diferença com seus trabalhos em MT e fora dele

Foto: Entretê

Mato Grosso está cheio de talentos, e próximo ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado neste dia 08 de março - é impossível não refletir sobre as diversas pautas que permeiam política e culturalmente a vida das mulheres. Há quem seja inspiração, muito além de uma única data, mas o ano inteiro. Por isso, esse portal elencou algumas das mulheres jovens que continuam, com seus trabahos, a transformar o mundo. Poderiam ser só dez nomes (ou não), mas o Entretê resolveu colocar onze, até para mostrar que qualquer lista "arredondada" seria insulficiente para inserir todas as mulheres poderosas que fizeram e ainda fazem história nesse Estado, mais do que isso, América Latina. Por isso, vai aqui a ousadia de trazer um número ímpar (com a exata intenção de mostrar que essa lista poderia ir muito mais longe). Todas elas, se você ainda não conhece, merecem uma pesquisa (o instagram de cada um vai estar marcado no nome em negrito), pra ninguém perder tempo ao incentivar (em vida) o presente (e futuro) feminino de Mato Grosso.

Millena Machado
Preocupada com o meio ambiente, suas performances sempre estão conectadas com a ancestralidade. Através do SpectroLab, ela também desenvolve bonecos, máscaras e outros meios de articular sua arte teatral e, assim, propor a reflexão do público. Millena é sensível, intuitiva e verdadeira em tudo que faz.

Estela Ceregatti
Os tambores de Estela são capazes de compassar o coração de qualque pessoa que esteja de alma aberta para transcedência musical. A sua arte chega ser espiritual, e arrepia. As canções quase sempre tratam da natureza e ancestralidade, as inspirações são diversas, basta prestar atenção nos acordes e batuques que Estela participa para o corpo ficar mais "leve", é uma obra divina.

Bruna Viola
Desde muito jovem Bruna tinha os dedos ligeiros e ferozes para tocar sua viola, por ser tão jovem, as vezes impressiona com as técnicas complexas que atinge em cada acorde. Violeira raiz, quebra qualquer esteriótipo de fragilidade, pois gosta mesmo é da roça e prova que arte e música caipira é sim coisa de mulher. Ganhou o Grammy Latino e não deixa barato pra quem tenta desbancá-la nessa arte.

Lua Brandão
Com coração grande e sempre aberta aos projetos sociais, Lua transforma sua vida em uma verdadeira ponte para fazer todo mundo acreditar nos sonhos. Entre seus projetos, o "Varal dos Sonhos" que tem como parte da rotina fazer que crianças de regiões periféricas desenhem as profissões que desejam atuar um dia. Outra novidade é que colocou em ateliê em uma Kombi para levar sua arte e a de outras artistas para todos os cantos do país.

Eliz Haddad
Artista de mão cheia, Eliz é de uma alma "bruxa" colorida, deixa que sua espiritualidade gatuna ultrapasse as barreiras noturnas, se ilumina pelas cores aquareladas de seus pincéis e se diverte quando o assunto é soltar a criatividade. Eliz tem a alma livre, defensora dos animais, com gostos peculiares e um sorriso cativante com uma força sobrenatural de mulher que sabe muito bem o que quer.

Ligia Viana
Ligia é das "quebradas", sempre através de ações do Favelativa ou Hip Hop Contemporâneo, organiza junto aos movimentos que participa dezenas de oficinas todos os anos para crianças, jovens, homens e mulheres que expandem a mente através da cultura marginal. As vivências das pessoas envolvidas são respeitadas, mais do que isso, valorizadas. O que Lígia faz é também devolver a auto-estima de quem se sente esquecido em locais de acesso restrito a cultura. Uma verdadeira combatente do sistema.

Cecília Junqueira
Amante da natureza, ela deixou de lado o diplona de arquiteta para se dedicar aos desenhos livres de botânica, além de evoluir a mística que é ser livre. Cecília quase sempre está brilhando, toda constelada, fala sobre política e escolha dos seus feitos com muita atitude. Defende seu trabalho de tatuadora como qualquer outra profissão, jovial e independente.

Ana Karolina
Uma artista das tranças, devolve a auto-estima de mulheres negras enquanto passa horas arrumando seus cabelos, com uma delicadeza e profissionalismo sem igual. Ana é empreendedora, mas mais do que isso, sensível em seus feitos, pois aprendeu a trançar as madeixas sozinha (e, hoje, segue atuando nesta área) com os fios de outras mulheres. Ser trancista é muito mais do que cuidar dos cabelos dos outros, Ana sabe disso.

Pacha Ana
A "colecionadora de folhinhas", Pacha silenciou muito machista pela cidade, mas avançou a barreira de Mato Grosso - conquistou o país com seu talento. É poetisa, mas mais do que isso, lança a realidade sem medo de quem tenta intimidá-la. Quando cantarola suas canções ou mesmo as músicas que aprendeu em sua religião, também revela o poder de sua ancestralidade. Mulher negra que veio pra ficar e inspirar muitas outras que já seguem seu caminho. Lançou o primeiro disco de rap feminino do Estado, e segue quebrando barreiras.

Karola Nunes
Artista independente, lançou seu primeiro album em 2019 e o que não falta em suas letras e interpretações é atitude. Karola é a força feminina e da natureza expressada através da musicalidade, a própria Medusa do cerrado, rescentemente lançou o clipe "Tá vendo seu moço?" que encantou um público. Auto-astral, politizada e firme em suas decisões, Karola é da geração que veio pra deixar sua marca na música brasileira.

Deise Vilani
Psicóloga, mãe e muito verdadeira. Deise Vilani lançou um projeto que tem mudado a realidade de muita gente que é "mãe de primeira viagem" ou simplesmente mãe, faz acompanhamento com pré-natal psicológico e trata de assuntos delicados sobre a maternidade real no projeto Apoiando Mães. Não se restringe apenas às mães, mas a família toda, e quem quiser se preparar para receber um baby com a saúde mental em seu devido lugar. Trabalhos como o de Deise mudam o mundo para melhor.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet