Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
08:35:07
informe o texto

Notícias / Artes

16/07/2021 às 12:15

Coletivo reproduz mensagens em muros e prédios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães

Objetivo é despertar a reflexão acerca da relação da humanidade com a natureza

Entretê

Coletivo reproduz mensagens em muros e prédios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães

Daniela Kern e Raquel Diógenes em projeções no Beco do Candeeiro

Foto: Divulgação

Quando a pandemia começou, a vontade dasartistas visuais Daniela Kern e Raquel Diógenes erade confortar os transeuntes e moradores em isolamento. O desejo deu lugar à iniciativa Projeções Poéticas: fotografias, colagens e vídeos que serão transmitidos em quatro noites especiais de projeções em muros e prédios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

Nesta sexta-feira (16), as projeções poderão ser vistas na entrada da Casa das Pretas, na Praça da Mandioca, a partir das 18h. A fachada da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito será suporte para a arte visual no sábado (17), no mesmo horário.

No próximo sábado (24), será a vez de Chapada dos Guimarães, quando as imagens serão exibidas na fachada da Igreja Nossa Senhora de Santana, também às 18h.

Em todas as atividades serão seguidos protocolos de biossegurança. Para quem observa, o uso de máscaras será obrigatório e deve ser evitada aglomeração, com orientação de distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas.

Para aprimorar o conteúdo e consolidar o movimento, as artistas visuais Daniela e Raquel se conectaram a outros artistas e a arte-ativistas de várias regiões do país do Coletivo Projetemos. Nascia assim, em solo mato-grossense, o Projeções Poéticas.

Com incentivo do edital MT Nascentes, da Lei Aldir Blanc, o coletivo em movimento, como ela costuma conceituá-lo diante da infinidade de possibilidades de conexões, idealizou o projeto “Sou Natural, Sou Natureza”.

“A videoprojeção é uma manifestação artística inovadora, uma intervenção urbana que vem sendo bastante utilizada. É também inclusiva e provoca reflexões íntimas ao visibilizar importantes questões do nosso tempo. Se antes nossas projeções quebraram a monotonia da vida durante o período mais crítico da pandemia e, depois, alertaram sobre a tragédia no Pantanal, agora, elas se debruçam sobre a relação entre o humano e a natureza”, explica.

As projeções pensadas para a nova fase do coletivo Projeções Poéticas ajudam a repensar nossa relação com a fauna e flora, da mulher e da Terra. É aí que surge a figura de Dona Sebastiana, anciã que guia o coletivo nessa imersão. A benzedeira, dotada de uma relação ancestral com a terra e o rezo, provoca a reflexão sobre a relação humana com a natureza.

“Folhas, flores e árvores do Cerrado foram base ao trabalho de design. Também as plantas do jardim de dona Sebastiana, de onde saem os ‘ingredientes’ de suas poções. O corpo da artista visual Elisa também aparece como suporte de poesia. Apostamos no tom das cores em flúor para traduzir uma atmosfera de fantasia, quase um sonho. Com a arte, desejamos despertar a empatia dos observadores”, conta Daniela.

Acompanhe as ações do coletivo Projeções poéticas pelo Instagram: @projecoespoeticas.

Assessoria Secel/MT
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet