Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
01:20:00
informe o texto

Notícias / Variedades

20/07/2021 às 09:22

Conheça alguns benefícios dos óleos esseciais

Aromas auxiliam no equilíbrio físico, emocional e energético

Entretê

Conheça alguns benefícios dos óleos esseciais

Foto: Divulgação

Terapia baseada no uso de óleos essenciais, a aromaterapia melhora a saúde física, emocional e energética de forma natural e efetiva. Seus benefícios podem ser desfrutados através da inalação; aromatização de ambientes; uso em massagens, compressas, saunas e ainda na manipulação de cosméticos, entre outras formas.

Embora a aromaterapia tenha se tornado conhecida no ocidente mais recentemente e a busca pelo assunto tenha aumentando de forma impressionante com o advento da pandemia, a verdade é que essa técnica já era utilizada pelos chineses e antigos egípcios há mais de 3 mil anos também para fins terapêuticos.

Vale ressaltar que em 2018, o Ministério da Saúde, reconheceu que “evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares” e incluiu a terapia com óleos entre os tratamentos ofertados pelo SUS, através das Práticas Integrativas e Complementares (PICS).

As propriedades terapêuticas dos óleos essenciais são inúmeras, como auxiliar no tratamento de ansiedade e estresse, pode ser usado como cicatrizante, alguns óleos tem o efeito relaxante ou ainda, estimulante, afrodisíaco e muito e mais.


“O uso da aromaterapia teve um aumento considerável desde o início da pandemia, principalmente os óleos que proporcionam alívio de estresse, medo e ansiedade. A população está buscando cada dia mais tratamentos alternativos de saúde e bem-estar”, explica Andrea Cruz,fraqueada da marca Provanza em em Cuiabá, empresa que oferece esses produtos.

Os óleos de alecrim, lavanda, menta e o patchoulli estão entre os mais receitados pelos terapeutas. Confira um pouco dos benefícios:

Alecrim
O óleo essencial de alecrim ajuda na memória e na concentração, por isso é considerado o óleo dos estudantes. Também sinônimo de proteção e limpeza energética, alivia dores de cabeça sem causar sonolência, atua no sistema vascular e circulatório. Seu aroma herbal proporciona a sensação de contato com a natureza.

Lavanda
Algumas gotas do óleo essencial de lavanda são capazes de solucionar desde a uma insistente dor de cabeça a uma perturbadora sensação de ansiedade. Com propriedades terapêuticas comprovadas cientificamente, a lavanda auxilia no tratamento de cortes, queimaduras, dores musculares, cansaço e fadiga. Também estimula a pele e trata doenças relacionada à acne, psoríase e alergias.

Menta
O óleo essencial de menta tem ação refrescante, proporciona uma agradável sensação de bem-estar e contribui para o alívio da tensão muscular e da respiração. Um dos benefícios da menta é associado ao sistema respiratório, na vasodilatação das vias áreas facilitando a passagem do ar de pessoas com bronquite ou asma. Também ameniza o cansaço e alivia dor de cabeça.

Patchoulli
O óleo essencial de patchoulli é sensual, doce e almiscarado, sendo credenciado como afrodisíaco. Também é utilizado como regenerador de tecido, hidratante e no combate a rugas e pele rachada.

Estimula e fortalece o senso de idealismo, autoestima, dando sensação de coragem e ousadia. É indicado em casos de depressão nervosa, sonolência fora do comum, falta de ânimo, ansiedade e depressão.
Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet