Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
20:50:57
informe o texto

Notícias / Música

24/07/2021 às 09:00

Jovens mesclam popular e erudito em concerto neste fim de semana

Projeto Musikan oferece música e karatê a crianças e jovens das periferias de Cuiabá e Várzea Grande

Entretê

Jovens mesclam popular e erudito em concerto neste fim de semana

Foto: Shotokan

Música e arte marcial, na modalidade de Karatê Dô Tradicional, para ajudar na formação cidadã de jovens carentes de Cuiabá e Várzea Grande. Essa é a proposta do projeto Musikan, da Associação Centro América de Karatê Shotokan que, neste sábado(24), às 16h; e no domingo (25), às 15h (horários de Cuiabá-MT), fará um concerto com transmissão on-line.

Será o momento dos karatecas colocarem em prática os aprendizados musicais das oficinas ao longo de 2020. O concerto será transmitido pelo Instagram e Facebook do projeto.

O Musikan foi contemplado pela Rouanet, de incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Governo Federal.

Quatro alunos mais avançados do projeto farão uma apresentação, de cerca de uma hora, com instrumentos como o violino e o violoncelo. O quarteto é composto pelos karatecas Emanuelly Pereira de Sousa Lima (16 anos), Yasmim Gabriela Moura dos Anjos (15), Renan Eloy da Silva Oliveira dos Santos (22) e Brayan Saavedra dos Santos, de 24 anos. Durante o concerto virtual, eles serão auxiliados por outros alunos participantes das oficinas do Musikan.

O repertório contará com músicas populares com arranjos de música clássica. Estão no repertório as canções Asa Branca, Tema de Ode à Alegria, Cativar, Peças de estudo do método Suzuki, Música Aleluia, Perfect, além do rasqueado cuiabano “A Lua”.

Paralelo à execução da orquestra, haverá performance da artista plástica Zilda Barradas. A ideia é mostrar que a música tem influência na criação das obras de artes, que os ritmos influenciam na escolha das cores, formas e pinceladas.

O projeto

Para chegar a esse momento, houve muita disciplina e determinação dos 30 alunos que participaram das oficinas. No projeto, além de aprenderem a tocar instrumentos de corda orquestral, eles tiveram acesso à teoria musical e à história da música. As aulas foram ministradas pelo maestro Jorge Moura, que também será o regente do concerto deste final de semana.

O Musikan acontece desde 2017 e tem transformado a realidade social de muitos jovens das periferias de Cuiabá e Várzea Grande, que praticam o Karatê Dô Tradicional na Associação Centro América de Karatê Shotokan, uma instituição sem fins lucrativos, que atende cerca de 800 alunos nas duas principais cidades de Mato Grosso.

O projeto surgiu de uma amizade entre o músico Jorge Moura e a sensei Vilda Lúcio, que já era violinista, e decidiu retomar seus estudos. Juntamente com o sensei Humberto de Souza, presidente da instituição, iniciou-se então uma parceria para angariar recursos e oferecer as aulas para mais alunos juntamente com as aulas de karatê de forma gratuita.

Alguns alunos demonstraram interesse em aprender a tocar e a iniciativa, que começou com 10 karatecas, foi crescendo ano a ano. Atualmente, o Musikan conta com um público alvo de 40 pessoas, entre crianças, adolescentes e jovens.

Em 2021 ele acontece em contexto diferente, sendo realizado pela primeira vez de maneira remota, em razão da pandemia do coronavírus. Mas nos anos anteriores os resultados das oficinas se traduziram em concertos aos familiares, instituições parceiras e comunidade local.

Serviço:
Concerto do Projeto Musikan em live
Datas:
sábado (24), às 16h, e domingo (25), às 15h (horários de Cuiabá)
Transmissão pelaspáginas do projeto Musikan noFacebook e no Instagram
Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet