Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
07:53:31
informe o texto

Notícias / Diversidade

29/07/2021 às 10:02

Instalação artística de MT revela vivências LGBTQIA+

Na programação, ainda haverá oficinas e debate; ​'Corpo Espetáculo' estará disponível on-line

Priscila Mendes

Instalação artística de MT revela vivências LGBTQIA+

Foto: Joyce Souza

Uma instalação artística elaborada por 11 corpos de todas as cores, corpos da diversidade, cuja existência já é transgressora, por não se enquadrar nos padrõesheterocisnormativos.

'Corpo Espetáculo' é
um projeto que criou espaço para que 11 pessoas LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, queers, intersexos, assexuais e outras pessoas de gêneros e orientações sexuais diversos), sendo a maioria pessoas trans, possam falar das próprias existências e dialogar, por meio da arte e da fotografia, sobre trajetórias de vida, perspectivas e modos de estar no mundo.

São artistasque falam, dançam, atuam, se pintam e se vestem das cores da diversidade. Esses corpos também estão a dizer: “queremos ocupar nossos espaços, ser reconhecidos por isso e resistir, continuando vivos”.

O idealizador do projeto, Ricardo Almeida, conhecido como Paçoca, é o diretor artístico, designer de figurinos e maquiador da instalação. Ele explica que Corpo Espetáculo se trata de uma abertura de espaço para que as pessoas dialoguem e absorvam as vivências de pessoas LGBTQIA+.

“Fizemos um recorte muito pautado em pessoas transexuais, que possuem certa invisibilidade. São trans, travestis, intersexo, queers, drag queens, pessoas que não seriam objeto de diálogo em espaços elitizados. As fotos e os depoimentos se transformaram em um documentário e tratam sobre vivências, trabalhos e os desafios que essas pessoas enfrentam”.

O projeto

A Instalação Artística, aprovada no Edital Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), com recursos da Lei Aldir Blanc, pode ser acompanhada peloInstagram @corpoespetaculo. Já a história de cada pessoa fotografada pode ser conferida no blog do projeto: https://corpoespetaculo.medium.com.

O Corpo Espetáculo também vai realizar duas oficinas intuitivas on-line, nos dias 7 e 20 de agosto, viaGoogle Meet,que apresentará técnicas de pinturas, considerando para isso tela, maquiagem, roupas, esculturas, muros e outros locais e objetos que podem se transformar em arte.


Haverá, ainda, debate de conceitos de arte, de espaço, corpo, performance, objeto artístico, entre outros assuntos.

A estreia do documentário Corpo Espetáculo será no dia 14 de agosto, também pela plataforma Google Meet, e depois ficará disponível no canal da instalação artística no Youtube.

As pessoas fotografadas

O Corpo Espetáculo contou com a participação de modeles que moram em Cuiabá, Rondonópolis e Primavera do Leste. As fotos retratam, por meio dos figurinos e da maquiagem, um pouco da forma como elas se expressam, seja como multiartistas, estudantes, ativistas e, acima de tudo, como sonhadores de uma existência com dignidade e respeito.

De forma autêntica e impactante, o Corpo Espetáculo fotografou e entrevistou a travesti preta Lupita Amorim; a drag queen Dan Close; o multiartista Pedro Scalart, que se define como uma bicha preta e afeminada; e Geo Rodrigues, que é uma pessoa trans não binárie.

Já de Rondonópolis, participaram Abayomi Jamila, pessoa não binárie; Adriana Liário, mulher trans e sobrevivente de diversos ataques transfóbicos; Majur, indígena que é a primeira mulher trans a se tornar cacique em Mato Grosso; e Nicolas de Jesus, que é homem trans e que expressa nas artes a própria visão sobre a vida.

Em Primavera do Leste, foram fotografades: Camila Lima, mulher trans que se dedica ao ativismo em nome das causas LGBTQIA+ e que produz fantasias de carnaval, um trabalho que realiza em conjunto com Mayara Lima, também mulher trans; e Monique Lorrayne, mulher trans que está ganhando as redes sociais como influencer digital.

“Queremos que a sociedade mude, sabemos que isso demora para acontecer, mas a exposição vem contribuir com isso, é uma forma de expressão e de valorização desses corpos que estão à margem, que não são figuras de representação, ou qualquer coisa positiva ainda para a maioria das pessoas”, expõe Cássyo Ander, produtor-geral do Corpo Espetáculo.

Fotos:Joyce Souza
Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet