Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
06:09:53
informe o texto

Notícias / Artes

31/07/2021 às 12:22

Exposição sobre beleza dos cabelos crespos está aberta no Shopping Pantanal

A fotógrafa Maria Reis pretende fortalecer a identidade negra e contribuir com o empoderamento feminino

Priscila Mendes

Exposição sobre beleza dos cabelos crespos está aberta no Shopping Pantanal

Foto: Divulgação

Em busca de fortalecer a identidade negra e contribuir com o empoderamento feminino, está aberta, no Pantanal Shopping, a exposição “Projeto Raízes”, elaborado pela fotógrafa Maria Reis.

A mostra, que conta com fotos e depoimentos de mulheres que passaram pela transição capilar, exalta o cabelo da mulher negra e incentiva a valorização da ancestralidade e o autoamor.

Esta é a primeira exposição física do Projeto Raízes, desenvolvida em parceria com o shopping que, segundo a
coordenadora de marketing do centro comercial, Emmanuelle Thomaz,vê como importante proporcionar espaços para debates de temas como este. “A exposição da fotógrafa Maria Reis vai ao encontro dos nossos valores, oferecendo representatividade para mulheres e crianças negras”, garante.

A ideia do projeto surgiu de um incômodo da artista Maria Reis, natural de Poxoréu, que, em uma página de rede social, se deparou com relatos de mulheres que passaram pela transição capilar e eram alvos de críticas por terem adotado a textura natural do cabelo. Assim, através de discussões sobre feminismo e luta contra o racismo, a proposta começou a ser executada pela internet, quando passou a fotografar as modelos voluntárias e a compartilhar as vivências delas.

“A exposição vai atingir pessoas de várias classes e sei que vai levar muita gente a pensar, questionar e olhar para si mesma. Essas discussões são super importantes, porque levam as pessoas a entrarem nesse processo de entendimento das escolhas, se elas surgem de uma pressão, de um racismo estrutural e, consequentemente, trazem autonomia nessas decisões”, pontua Maria.

A exposição segue aberta até o dia 27 de agosto e pode ser visitada de terça a sábado, das 13h às 20h, e aos domingos, das 14h às 20h.

Serviço:
Exposição Projeto Raízes
Data: até 27 de agosto,
de terça a sábado, das 13h às 20h, e aos domingos, das 14h às 20h
Local: Piso 2 do Pantanal Shopping
Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet