Cuiabá, sábado, 20/04/2024
06:02:45
informe o texto

Notícias / Artes visuais

04/08/2021 às 11:19

Benedito Nunes é um dos artistas homenageados do Salão Jovem Arte

O 'Van Gogh do Cerrado' também foi considerado 'mestre da Cultura' este ano

Priscila Mendes

Benedito Nunes é um dos artistas homenageados do Salão Jovem Arte

Foto: Acervo pessoal

O ‘mestre da cultura’ Benedito Nunes, nosso Van Gogh do Cerrado, recebe mais um merecido tributo este ano: será um dos artistas homenageados in memoriam pelo 26ª Salão Jovem Arte, exposição híbrida que será realizada entre 6 de outubro e 10 de dezembro, em Cuiabá, distribuída em três espaços culturais.

O Salão Jovem Arte é a mais importante vitrine das artes visuais de Mato Grosso e as inscrições de obras se encerram neste domingo (8) - leia mais aqui.

Benedito Nunes já foi laureado este ano com o projeto “Benedito Nunes - Tributo ao Mestre do Cerrado”, proposto pela também artista visual Tânia Pardo, para retratar grande parte dos mais de 30 anos de caminhada artística, com um documentário, um site e oficinas.

O projeto foi contemplado pelo edital Conexão Mestres da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), com recursos da Lei Aldir Blanc. O artista partiu em março de 2020, depois de lutar contra um câncer.

Leia também - Benedito Nunes será homenageado com documentário, site e oficina de arte

Van Gogh do Cerrado

Detentor de uma técnica apurada, Benedito Nunes ficou conhecido pela produção de obras que retratam a regionalidade. Uma de suas maiores inspirações era o cerrado mato-grossense, mas também pintava o cotidiano da cuiabania com maestria.

Nunes, além de ter sido um artista acessível e carismático, era famoso por retratar o cenário mato-grossense. Assim ficou conhecido como o Van Gogh do Cerrado, deixando sua marca na arte brasileira. Um ano após sua morte, o artista ainda é muito lembrado pela importância da produção cultural e pelo grande papel junto à "Geração 80”.

A técnica utilizada pelo artista plástico remonta à simplicidade e ao quase realismo absoluto. As obras de Benedito Nunes já foram expostas em mostras coletivas e individuais, inclusive no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo e MAM do Rio de Janeiro e no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP).

O Salão Jovem Arte

A 26ª edição do Salão Jovem Arte terá exposições em três diferentes locais: na Galeria Lava Pés; no Museu de Artes e Cultura Popular (MACP-UFMT); e no Sesc Arsenal, além da possibilidade de visitação virtual.

As obras poderão ser inscritas, até este domingo, nas categorias: pintura, desenho, ilustração, escultura/objeto tridimensional, fotografia, videoarte, grafite/muralismo, gravura, instalação e performance.

Os artistas recebem uma ajuda de custo de R$ 600 e as obras podem conquistar prêmios em dinheiro de até R$ 8 mil.

As inscrições são feitas pelo e-mail salaojovemarte@gmail.com e todas as orientações estão disponíveis na aba ‘Participe’ do site oficial www.discosimaginais.com.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet