Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
04:00:18
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

17/08/2021 às 14:11

'A Poética dos Quintais' é tema de live do Instituto INCA nesta terça-feira

Proposta é apresentar riqueza cultural dos espaços, desde expressões musicais à gastronomia

Priscila Mendes

'A Poética dos Quintais' é tema de live do Instituto INCA nesta terça-feira

Foto: Emanoele Daiane

O Instituto INCA – Inclusão, Cidadania e Ação promove, nesta terça-feira (17), uma live com o tema “A Poética dos Quintais”, pelo projeto “Quintais da Cultura Popular Cuiabana”, com o objetivo de apresentar à sociedade a riqueza cultural desses lugares. A transmissão on-line será às 19h30 (horário de Cuiabá), pela página do Facebook do Instituto Inca.

A proposta é potencializar as referências históricas e produtivas dos quintais cuiabanos e tirar dúvidas. Serão mostradas possibilidades de sobrevivência desses espaços, a partir dos trabalhos que eles já desenvolvem, a exemplo do Siriri, do Cururu, da Reza Cantada, da gastronomia, das festas de santos, etc. A ideia é potencializar a economia criativa para subsistência e fomento turístico e cultural das comunidades.

O debate desta noite contará com as presenças dos coordenadores Cristina Zuíta (Grupo Flor de Atalaia), Diego Henrique (Grupo Coração Tradição Franciscano), Helena Maria (Grupo Flor Serrana) e Osmar Arruda (Grupo Voa Tuiuiú). Participarão, ainda, as bolsistas do projeto Maria Eduarda Rocha e Mariana Marioto, e a pesquisadora do projeto, a antropóloga Alessandra Jorge. A mediação ficará por conta da pesquisadora e antropóloga Poliana Queiroz.

“Nós pretendemos mostrar para as pessoas, por meio desses convidados, o que significam esses quintais. Por que até hoje eles os mantêm? Qual é o sonho e a função de cada um nos dias de hoje? O que eles pensam em desenvolver neles? O Instituto INCA quer mostrar para o Governo a importância desses quintais no contexto urbano”, destaca a presidente do Instituto INCA, Cybele Bussiki.

O projeto

O projeto parte, agora, para a segunda etapa, com as lives públicas. Em 21 de setembro, também às 19h30, haverá outra edição do debate.

As lives antecipam as discussões que serão levadas ao Fórum de Políticas Públicas, a ser realizado no dia 16 de outubro.

“Quintais da Cultura Popular Cuiabana” é uma realização do Instituto INCA, patrocinado pelo Governo de Mato Grosso, via emenda parlamentar, com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Mais informações, pelo telefone (65) 9 9811-2277.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet