Cuiabá, terça-feira, 21/05/2024
12:12:58
informe o texto

Notícias / Cinema

19/08/2021 às 13:07

Festival de Curtas apresenta on-line 200 filmes a partir desta quinta

A mostra é gratuita e fica disponível na internet até 29 de agosto

Entretê

Festival de Curtas apresenta on-line 200 filmes a partir desta quinta

Céu de Agosto, da diretora Jasmin Tenucci

Foto: Divulgação

Em mais uma ediçãoon-linepor causa da pandemia do novo coronavírus, o tradicional Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo tem início nesta quinta-feira (19), apresentando 200 filmes de 39 países. A mostra é gratuita e vai até o dia 29 de agosto. A direção do festival é da produtora cultural Zita Carvalhosa.

Dentre os 200 filmes, 116 são títulos brasileiros. Entre eles estãoCéu de Agosto, obra que foi recentemente premiada no Festival de Cannes, eSeiva Bruta, eleito melhor curta-metragem latino-americano noDirectors Guild of America.

Já entre os destaques internacionais estãoEstrela Vermelha, de Yohan Manca, e obras que foram premiadas no Festival de Clermont-Ferrand, mais importante evento dedicado aos curtas:Irmãs, NadadoreÔnibus Noturno. Outros destaques são a animaçãoCasca, eleito melhor curta internacional do Festival de Annecy;A Montanha Lembra, vencedor da competição internacional do festival É Tudo Verdade; eViagem ao Paraíso, produção do Vietnã premiado no Festival de Locarno.

Na edição deste ano, o festival presta homenagens à montadora Vânia Debs, falecida em junho, e aos cineastas Glauber Rocha e Chris Marker. Para homenagear Vânia Debs, o festival vai apresentar cinco curtas, entre eles,Morte, dirigido por José Roberto Torero e protagonizado por Paulo José, quemorreu recentemente. O polêmico curtaDi Cavalcanti Di Glauber, de 1976, será apresentado como uma homenagem ao cineasta brasileiro. Já o centenário de Chris Marker será celebrado comLa Jetée, de 1962.

O festival também celebra a produção de jovens cineastas das periferias e a cultura indígena, com uma mostra dedicada ao festival Amotara, dedicado a mulheres indígenas cineastas. Além disso, encontros vão discutir temas como as plataformas destreaming, o cinema das mulheres indígenas e produções durante a pandemia, entre outros.

A cerimônia de abertura será nesta quinta-feira, às 20h. A solenidade, os filmes e os encontros podem ser acessados pelo endereçohttp://www.kinoforum.org.br/.

Agência Brasil

Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet