Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
17:46:59
informe o texto

Notícias / Literatura

24/08/2021 às 10:11

Biblioteca Estevão de Mendonça promove Semana de Leitura Inclusiva

Atividades visam a fomentar acesso de pessoas com deficiência à leitura

Entretê

Biblioteca  Estevão de Mendonça promove Semana de Leitura Inclusiva

Foto: Meneguini / Secel/MT

Começou, na segunda-feira (23), a Semana de Leitura Inclusiva, na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (BPEEM), com exposição, live e oficinas. Com a programação, que segue até o dia 03 de setembro, o equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) busca fortalecer o acesso à leitura e à informação para pessoas com deficiência.

Direcionadas a bibliotecários, professores, educadores, gestores, audiodescritores, tradutores e intérpretes de libras, as atividades estão também abertas aos demais interessados.

Já está disponível para visitação a Exposição de Equipamentos e Livros Inclusivos, que seguirá aberta para visitação até o fim da programação, das 12h às 18h. Além dos livros e jogos em braille, o público poderá conhecer outros equipamentos que fazem parte do sistema de leitura e escrita utilizado por deficientes visuais, como máquina de escrever, impressora, punção e reglete, sendo esses dois últimos materiais para a marcação das combinações que formam palavras e números.

Na quinta-feira (25), às 15h, será realizada a live ‘Rede de Leitura Inclusiva’, transmitida pelo canal do YouTube da Biblioteca Est. Estevão de Mendonça. Com o objetivo de apresentar a rede nacional e de discutir políticas públicas para pessoas com deficiência, o evento on-line contará com a participação da superintendente da Casa Civil-MT, Tais Augusta de Paula, da articuladora da Rede Nacional de Leitura Inclusiva, Angelita Garcia, e de representantes da Secel.

“Vamos apresentar a rede de leitura inclusiva, um projeto mobilizado pela Fundação Dorina Nowill com a participação dos Estados, e mostrar as ações que já estão sendo realizadas nas regiões. A consolidação dessa rede em Mato Grosso será mais um esforço para ampliar o acesso do público com deficiência à leitura”, explica a gerente de Livro e Leitura da Secel, Helena Maria Costa.

Oficina
A oficina on-line de Leitura Inclusiva encerra a programação no dia 03 de setembro e ocorrerá das 14h às 18h. Oferecido e certificado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, o curso é gratuito e busca preparar os profissionais envolvidos com leitura na disseminação de atividades que contemplem as pessoas com deficiência. Inscrições, neste link.

A Semana de Leitura Inclusiva da BPEEM é inspirada na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada entre 21 e 28 de agosto, com o objetivo de conscientizar a sociedade e de promover a inclusão social.

A Biblioteca Estadual

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça está localizada na Rua Antônio Maria, 151, Centro de Cuiabá. Durante a pandemia, o atendimento ao público funciona com horário reduzido, das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira.

O acesso à Biblioteca requer uso obrigatório de máscara de proteção e será limitado a cinco pessoas, de acordo com o tamanho do espaço pretendido. A orientação é que o usuário agende antecipadamente o horário pelo telefone (65) 6313-9240 ou pelo e-mail bibliotecaestadual@secel.mt.gov.br.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet