Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
19:52:12
informe o texto

Notícias / Literatura

24/08/2021 às 12:18

Livro sobre obra de Tereza Albues é lançado nesta terça em live

Transmissão contará com a autora Patrícia Casagrande, a irmã da homenageada, Gloria Albues, e professora Walnice Vilalba

Priscila Mendes

Livro sobre obra de Tereza Albues é lançado nesta terça em live

Foto: Montagem: Leiagora; Fotos: Divulgação

O livro “Tereza Albues: o narrador ancestral de Mato Grosso” será lançado nesta terça-feira (24), às 19h, emlivepeloInstagram do Sesc MT, com a participação da autoraPatrícia Casagrande, da irmãda escritora Tereza Albues -a cineasta Gloria Albues,eda professora Walnice Vilalba, da Unemat - orientadora da dissertação que deu origem ao livro.

O lançamento ocorre na data em que Tereza Albues completaria 85 anos.A obra foi publicada pela Entrelinhas Editora, por meio de projeto aprovado pela Lei Aldir Blanc em Mato Grosso.

Tereza Albues, varzea-grandense, é importante escritora de Mato Grosso, cuja obra alcança importância e dimensão mundial. Para a editora Maria Teresa Carracedo, da Entrelinhas, a homenageada é a "maior romancista mato-grossense".

Os primeiros romances de Tereza Albues foram ambientados nas planícies pantaneiras, no centro da América do Sul, onde nasceu. Faleceu em 2005, em Nova York, onde viveu por 25 anos.

Escreveu muitos livros e expressiva parte da obra de Tereza permanece inédita e será publicada pela Entrelinhas Editora. Em 2019 a editora apresentou uma nova edição dos romances “Pedra Canga”, “Chapada da palma roxa”, “A travessia dos sempre vivos” e “O berro do cordeiro em Nova York”.

Para este ano,está previsto o lançamento de “A dança do jaguar” e, nos próximos anos, livros inéditos serão publicados. Tereza Albues foi escolhida como Patrona Perpétua das Letras Brasileiras em Nova York, pelo BEA (Brazilian Endowment for the Arts).

A autora Patricia Casagrande, explica que “este livro apresenta um estudo literário sobre os narradores da obra de Tereza Albues, grande romancista. Ao percorrer estas páginas é possível entender como os seus romances foram capazes de reproduzir o efeito estético do narrador ancestral, aquele que contava por que tinha vivido. Estamos diante de uma obra de grande valor literário e que ganha destaque quando busca na tradição narrativa os elementos que a compõe. Aqui, a prosa sedutora, expressiva, misteriosa, bela e peculiar de Albues ganha espaço e mostra a sua grandiosidade.”

Sobre a autora

A jovem Patricia Casagrande,
com apenas quatro anos, em 1997, veio para ointerior de Mato Grosso, onde foi criada em meio às histórias da colonização do Estado. Graduou-se em Letras (Língua Espanhola) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Tangará da Serra (2011).

Naquele mesmo ano, iniciou a pesquisa publicada neste livro para o mestrado em Estudos Literários pela mesma universidade. Também em 2011, começou a dar aulas a alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Com essas experiências transformou a educação em uma missão de vida e busca, na Literatura, uma forma de ensinar diferentes olhares para o mundo.

Segundo a autora,as obras de Tereza Albues têm sido fonte de fôlego e inspiração.

Sobre as participantes da live

Walnice Vilalva é doutora em Teoria e História Literária. É docente da Universidade do Estado de Mato Grosso, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários/UNEMAT e Coordenadora do Núcleo de pesquisa Wlademir Dis-Pino.

Gloria Albuesé teatróloga, roteirista, videasta e produtora cultural. É considerada a primeira mulher documentarista de Mato Grosso. Trabalhou em outros gêneros: ficção, experimental e institucional. Assina o roteiro, montagem e direção na maioria de suas obras. Possui formação acadêmica em pedagogia pela UFMT e é jornalista profissional.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet