Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
16:34:23
informe o texto

Notícias / Literatura

29/08/2021 às 11:01

Coletânea Indígena Tempos é lançada nesta segunda em live

Livro, organizado por Naine Terena, registra perspectivas de quatro autores indígenas e se configura um marco na literatura mato-grossense

Priscila Mendes

Coletânea Indígena Tempos é lançada nesta segunda em live

Foto: Divulgação

Quatro autores assinam a "Coletânea Indígena Tempos", que será lançada nesta segunda-feira (30), a fim de registar um pouco da vivência de cada um deles e, consequentemente, alguns dos saberes dos respectivos povos. O livro, organizado por Naine Terena, será apresentado em live pelo Facebook da Editora Sustentável, às 19h (horário de Cuiabá).

São reflexões que partem da diversidade dos povos originários vivendo hoje no estado, ao alcance de todos. Constitui-se, portanto, mais um instrumento de apoio para professores, pesquisadores e rica fonte de conhecimento para alunos de todas as idades.

Cada capítulo da obra é assinado por um autor convidado pela Editora Sustentável a apresentar a própria concepção do que seria a literatura indígena e o tempo de sua produção, gerando o título do livro. A provocação recai também ao público, para que elabore também suas percepções sobre o tempo através das reflexões apresentadas nos textos.

Helena Corezomaé é uma jovem indígena do povo Umutina-Balatiponé, jornalista e mestre em Antropologia. Eliane Xunakalo, da etnia Kurâ Bakairi, é graduada em Direito e uma ativa figura no movimento indígena de Mato Grosso, atuando junto à Federação dos Povos Indígenas do estado.

Márcio Corezomaé é professor graduado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e leciona na aldeia do povo Umutina-Balatiponé, onde vive. Marcelo Mahuari, por sua vez, é um articulador cultural e também professor, que mobiliza, há anos, a juventude indígena Munduruku em torno da cultura do próprio povo.

Ao se deparar com a literatura indígena, é possível ler muitas histórias relacionadas aos próprios povos. A organizadora da obra Naine Terena reconhece a importância dessa representação, mas também lembra que não é somente este o eixo temático da escrita dos autores indígenas.

“Este é um elemento importante para a existência dessa produção e a formação dos leitores que reconhecem a existência dos indivíduos indígenas em nosso país. Isso, porque, na história do Brasil, há muitas lacunas com relação aos povos indígenas. Sabemos muito pouco sobre suas histórias, as línguas faladas pelos diferentes povos aqui existentes e o modo de vida. Assim, vemos que estamos diante de aspectos que aumentam a desinformação, o desinteresse e, até mesmo, geram pré-conceitos, que nós, educadores, podemos trabalhar para que deixem de ser presentes em nossa vida em sociedade”, pontua Naine na apresentação da obra.

“As obras indígenas que estão neste livro trazem um universo de informações que desconhecemos. Cada autor apresenta um mundo. Isso significa que ainda falta muito para entender o tamanho da diversidade do nosso país e do nosso estado, que conta com mais de 40 povos indígenas”, ressaltaa organizadora.

A coletânea “Tempos” foi produzida a partir do projeto proposto por Téo Miranda, da Editora Sustentável, especializada na temática indígena e ambiental, ao edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc.

Os exemplares do livro foram distribuídos entre os autores, disponibilizado para a editora e entregues gratuitamente a bibliotecas públicas de Mato Grosso. Conforme a proposta do projeto, os autores poderão fazer doação de seus exemplares ou comercializá-los. Quem quiser adquirir deve entrar em contato diretamente com algum dos autores.

Do ponto de vista da contribuição da coletânea à literatura mato-grossense, é possível registrar que o livroconsiste em um marco na recente história da literatura indígena no Brasil, já que a produção literária indígena é considerada recente, pois, até onde se sabe, as publicações desses povos têm início por volta de 1979, com a escritora Eliane Potiguara (do povo Potiguara), que publicava “poemas-pôster” e cartilhas mimeografadas com criações artísticas.

Serviço:
Live de lançamento da Coletânea Indígena “Tempos”
Data: Segunda-feira (30), às 19h (horário de Cuiabá)
Transmissão on-line:facebook.com/editorasustentavel
Autores: Eliane Xunakalo, Marcelo Munduruku, Helena Corezomaé, Marcio Corezomaé
Organizadora: Naine Terena
Editora: Editora Sustentável

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet