Cuiabá, sábado, 20/04/2024
07:54:36
informe o texto

Notícias / Artes

30/08/2021 às 09:55

Vera Capilé lança, nesta quarta, livro, filme e disco

Obras foram contempladas no edital Mestres da Cultura, da Secel; documentário foi dirigido pela cineasta Juliana Capilé, filha da homenageada

Entretê

Vera Capilé lança, nesta quarta, livro, filme e disco

Foto: Fred Gustavos

A história de vida e trajetória artística da cantora e compositora Vera Capilé serão celebradas em dois eventos nesta quarta-feira (1º), no Sesc Arsenal. No primeiro deles, às 18h, Vera realiza noite de autógrafos para lançar oficialmente o livro “De Matto-Grosso a Mato Grosso: a trajetória de um caminhante”, dedicado ao pai, Sinjão Capilé. O acesso é livre.

Na sequência, a partir das 19h, Vera assistirá à
estreia o documentário “Filhote desse lugar” (50min), dacineasta Juliana Capilé, filha da homenageada. O filme traz relatos de amigos, familiares e parceiros artísticos. Como o espaço é fechado, diante da situação de pandemia, as vagas são limitadas. Mas, dependendo da demanda, será aberta nova sessão às 20h.

Além do documentário, será lançado novo disco, que celebra seus 60 anos de carreira na música e recebeu tratamento especial do Estúdio Inca.

A artista ressalta que, a partir da data, parte de suas composições estará disponível para o mundo todo. “Nestes tempos, a gente tem que apostar em plataformas de streaming. Tatiana Horevicht, que apresentou esse projeto maravilhoso no edital da Lei Aldir Blanc, pediu que eu fizesse uma seleção especial. Entre as faixas estão rasqueados, cirandas e canções de ninar. O carro chefe é ‘Uma canção de amor’, valsa que meu pai compôs aos 23 anos”, se orgulha. A música compõe o primeiro disco da carreira, “Cuiabá, um canto de amor”.


De Matto-Grosso a Mato Grosso

O livro que Vera Capilé lança é dedicado ao patriarca da família. “Incentivada por meu companheiro, Waldir Bertúlio, fiz uma série de entrevistas com meu pai em 1999. Foram 70 horas de áudio que transcrevi, encadernei e entreguei a ele para ajudar na produção de sua biografia. Uns três dias depois ele retornou: ‘quem foi que fez isso?’. Fiquei angustiada por medo de achar que ele não havia gostado. Foi quando ele me respondeu: ‘Está muito bem escrito e já está decidido. Não vai ser em primeira pessoa, vai ser em terceira. O livro é seu’”.

Rapidamente, ela correu à editora Maria Teresa Carrión Carracedo, da Editora Entrelinhas. “E cá está o livro que eu lanço nesta quarta-feira, com incentivo da Lei Aldir Blanc, aproveitando a ocasião da homenagem. Sou eternamente grata à Tatiana que propôs o projeto e à minha filha, Juliana Capilé, quem dirigiu o documentário”.

Ambos os projetos foram aprovados pelo edital Mestres da Cultura, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), com recursos da Lei Aldir Blanc.

Serviço
Mestra da Cultura Vera Capilé
Data: Quarta-feira (1º)

Local: Sesc Arsenal

Lançamento do livro “De Matto-Grosso a Mato Grosso”: acesso livre

Das 18h às 19h, na choperia

Lançamento do documentário e álbum de 60 anos de carreira: lugares limitados
A partir das 19h, no Cinema
Caso haja demanda será realizada mais uma sessão, às 20h

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet