Cuiabá, sábado, 20/04/2024
04:05:59
informe o texto

Notícias / Música

31/08/2021 às 11:29

Lambadão mato-grossense é tema de podcast produzido em Recife

Contam a história do gênero musical os cantores Zé Moraes (ex-Estrela D’alva) e Kinyou Mega Show, o produtor musical Alcemar Matos e a jornalista e pesquisadora Lidiane Barros

Priscila Mendes

Lambadão mato-grossense é tema de podcast produzido em Recife

Foto: Acervo Emerson Corsino Costa - Facebook

O Podcast Embrazado - lá de Recife (PE) - vai trilhar pela história do lambadão mato-grossense nesta quinta-feira (02), às 16h (horário de Cuiabá), conversando com convidados daqui de Mato Grosso - referências no gênero regional ou pesquisadores dele. O programa poderá ser baixado ou ouvido gratuitamente nas principais plataformas de áudio e no Portal Embrazado.

Dos primeiros acordes em Poconé, passando pelas festas de santo na baixada cuiabana, até a recente conquista do título de movimento cultural e musical do Estado, os apresentadores Igor Marques e GG Albuquerque trazem as histórias que formataram o lambadão como uma das expressões musicais mais fortes e presentes em Mato Grosso, ao longo dos 30 anos do gênero.

Para narrar essa história, o podcast conta com a presença de Zé Moraes, parceiro de Chico Gil na banda Novo Espaço e Gil Banda Show, mais famoso pelos sucessos marcantes na Banda Estrela D’alva. Na “bancada”, a jornalista e mestra em Cultura Contemporânea pela UFMT, Lidiane Barros, contando detalhes da dissertação sobre o mercado do Lambadão.

Participam ainda do episódio o músico Kinyou Mega Show, que vem despontando no movimento, e o produtor musical Alcemar Matos, pioneiro nas gravações do gênero, responsável pelos primeiros álbuns de bandas como Os Maninhos, Scort Som, Estrela D’Alva e também do próprio Chico Gil.

Mais sobre a programação
Zé Moraes, considerado o criador do lambadão, revela detalhes de como adicionou o sotaque cuiabano ao ritmo paraense, ainda no começo dos anos 1990: “A gente já tocava a lambada, já tinha o ritmo do carimbó, aí então a gente resolveu compor as letras, já que [a lambada] quase não era cantada”, comentou, fazendo referência ao Mestre Vieira e demais mestres da guitarrada, responsáveis pela criação da lambada ainda na década de 1970.

Lidiane Barros, na entrevista, ainda dará um destaque particular para as famosas casas de show que surgiram nos quintais das periferias de Cuiabá e região metropolitana ainda nos anos 2000.

O Embrazado lança este episódio especial no mês em que se comemora o Dia do Lambadão em Cuiabá (10 de setembro), registrando o aniversário do cantor Chico Gil, que partiu no ano 2000, vítima de acidente de carro, aos 47 anos.

O programa marca também o final da segunda temporada do Podcast, que conta com patrocínio do Programa Petrobras Cultural e já figurou entre os 50 podcasts sobre música mais ouvidos no Spotify Brasil.


O Podcast
O Embrazado surgiu no Recife como uma festa que apresentava um panorama de variados gêneros musicais produzidos nas periferias brasileiras. Em 2019, através do Podcast, se tornou também um projeto jornalístico que dá visibilidade aos gêneros periféricos Brasil afora.

Serviço
Podcast Embrazado - Episódio sobre o lambadão de Mato Grosso
Data: Quinta-feira (02), às 16h (horário de Cuiabá)
Onde ouvir: Principais plataformas de áudio (streaming) ou no site www.embrazado.com.br
Informações: No site ou em @portalembrazado nas redes sociais

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet