Cuiabá, sábado, 20/04/2024
00:56:20
informe o texto

Notícias / Música

03/09/2021 às 13:18

​Pacha Ana disponibiliza single 'Orgulho' no Spotify

A primeira mulher de MT a gravar disco de rap no Estado prepara álbum 'Suor e Melanina' para outubro

Priscila Mendes

​Pacha Ana disponibiliza single 'Orgulho' no Spotify

Foto: Maria Reis

O disco Suor e Melanina está no forno e, enquanto aguarda lançamento, em 07 de outubro, o público de Pacha Ana já pode curtir o single 'Orgulho', no Spotify, disponibilizado nesta sexta-feira (3), na plataforma. Sim, é aquela faixa cujo clipe já está disponível no Youtube, mas agora pode entrar na sua playlist.

Além de falar de amor do início ao fim do novo álbum, a rapper traz outra novidade: agora o trabalho dela recebe o selo da renomada produtora nacional Colmeia 22.

Ela, que foi a primeira rapper mulher a gravar um disco em Mato Grosso, já é conhecida pelo enfrentamento e militância presente nas rimas. Com uma perspectiva centrada no amor e afeto da comunidade negra, LGBTQIA+ e periférica, o trabalho promete salientar temas que ainda são debatidos dentro desses grupos de formas muito subjetivas. “Se a gente for falar sobre pessoas que eu queria atingir com o disco, a primeira pessoa que eu queria atingir era eu mesma”, comenta a artista.

Leia também -Pacha Ana aposta no afeto como ato revolucionário

Desde o início da carreira, ela confronta com letras sobre racismo, sobre LGBTfobia e outras questões sociais. No entanto, dessa vez, Pacha faz também uma viagem interna, fala dos sentimentos. “Suor e Melanina é sobre dar continuidade naquilo que a gente já fazia e perdeu no meio do caminho. Quando falo isso, também falo pra mim, não me tiro dessa, eu me coloco nessa perda”, descreve.

O que pouco se diz é que muito do direito de amar e “sentir” foi também tirado do povo preto. Por isso, reforça que é importante falar do que vai além das dores, tudo que também se definia antes do processo de colonização, que é a identidade e tudo que faz parte dela, como os afetos.

Para a rapper, retomar essas questões propõe um reencontro com a ancestralidade. O amor faz parte dessa luta.

Confira o clipe do single:



Um álbum com canções de amor
A criação do projeto, que teve início em 2019, veio da inspiração da artista para se renovar, sair da zona combatente da militância, de denúncia e afrontamento, e partir para novas formas de discutir sobre a comunidade negra e suas subjetividades.

Sobre o nome do disco, a artista destaca a dualidade: do suor e melanina que se misturam em relações afetivas afrocentradas; e do suor dela, mulher preta, ao apresentar mais um trabalho ao público.

O disco teve a produção assinada pelo beatmaker e produtor Vibox, de São Paulo, com referências no R&B nacional e internacional, com mixagem da produtora Eazy CDA e masterização do produtor DJ Spider, do studio ProBeats, ambos de Belo Horizonte.

Sobre Pacha Ana
Pacha, além de musicista, é atriz e arte-educadora. Em 2018 lançou o primeiro disco, Omo Oyá, com o conceito baseado na vivência no candomblé e como mulher negra.

Aquele foi um marco também para Mato Grosso, já que Ana se tornara a primeira mulher a gravar um disco de rap no Estado. No ano de 2021, em nova fase, se lança com selo nacional da produtora Colmeia 22 o segundo disco.

Serviço
Lançamento do single Orgulho - Ep Suor e Melanina no Spotify
Disponível deste sexta-feira (3), neste link.


CliqueAQUI,entre no grupo de WhatsApp doEntretêe receba notícias de Cultura e programações artísticas.
Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet