Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
11:42:47
informe o texto

Notícias / Variedades

05/09/2021 às 11:57

Lavagem das escadarias do Rosário será dia 2; confira ensaio

Na sexta (3), feira também agitou o Centro Histórico, no Beco do Candeeiro

Entretê

Lavagem das escadarias do Rosário será dia 2; confira ensaio

Foto: Davi Valle / Prefeitura de Cuiabá

A 5ª edição da Lavagem das Escadarias da Igreja do Rosário, Capela de São Benedito, com o tema Salve as águas e salvem vidas axé, está programada para o próximo dia 2 de outubro, com uma programação que começará às 5 horas com café da manhã, seguido de cortejo, finalizando com um almoço.

Em razão das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, o ritual que é realizado tradicionalmente no mês de junho, não aconteceu no ano passado e, para este ano, foi planejada para outubro, com apoio daSecretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá.

Na noite de sexta-feira (3), no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), a organização do evento reuniu os participantes para mais um ensaio. A presidente da Comissão da Lavagem das Escadarias da Igreja do Rosário e Capela de São Benedito - 5ª Edição, Lindsey Catarina de Sá, contou que os ensaios do coral e da bateria estão ocorrendo no Misc sempre às quartas e sextas-feiras.

Ela falou sobre a programação do evento, que reúne atividades de resgate das manifestações culturais e religiosas dos povos de matrizes africanas e o significado do rito. “O ritual da lavagem das escadarias tem uma mística. Estamos lavando tudo de ruim para que venham as coisas boas. As religiosidades de matriz africana pregam a harmonia, a prosperidade e a união”, enfatizou.

Antigamente, os negros não podiam entrar na igreja do Rosário, que foi construída por escravos no século XVIII. Para vivenciarem a religiosidade e devoção ao santo negro, os escravos construíram a capela de São Benedito. “Eles lavavam as escadarias para que seu senhorio pudesse entrar na igreja. Então, fazemos essa festividade onde podemos viver a nossa religiosidade, podemos usar o nosso branco, nossos colares e tocar os nossos tambores, dançar e fazer nossos movimentos culturais. O ritual tenta resgatar isso, e fazer com que as pessoas possam reconhecer valorizar e respeitar suas manifestações culturais e religiosas”, disse Lindsey Catarina.

O secretário adjunto de Cultura, Justino Astrevo, acompanhou os ensaios e falou sobre o movimento que marca a religiosidade e a cultura cuiabanas. “A lavagem das escadarias é a síntese da religiosidade e da cultura da nossa população. As religiões de matrizes africanas ocupam um espaço muito importante na nossa história, congregando os movimentos negros e outras celebrações de conquistas importantes”.

Até outubro, quando ocorrerá a lavagem, estão programados outros ensaios.

Feira e música

Também na sexta-feira, o Beco do Candeeiro recebeu a programação do Programa 'Pra Frente, Cuiabá', da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico. O evento contou ainda com apresentação cultural do projeto "Arte no Beco", da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com Oliveira Filho e Banda tocando samba e música popular brasileira.

A feira livre vendeu produtos da agricultura familiar da capital, além da gastronomia cuiabana e artesanato.


CliqueAQUI,entre no grupo de WhatsApp doEntretêe receba notícias de Cultura e programações artísticas.

Da Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet