Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
18:04:34
informe o texto

Notícias / Variedades

06/09/2021 às 12:37

Caio Ribeiro e Pahblo Smorcinski ministram curso de RPG na Semana Geek

Sesc Mato Grosso promove atividades geek até sábado, nos ambientes on-line, presencial e híbrido

Priscila Mendes

Caio Ribeiro e Pahblo Smorcinski ministram curso de RPG na Semana Geek

Arena Pantanal no sistema da 'Célula Selvagem'

Foto: Ilustração por Kauê Daiprai

Está rolando, até o dia 11, a Semana Sesc Geek 2021, com todas as atividades gratuitas. E a programação, que já começa nesta segunda-feira (6), no ambiente on-line, é o Curso de RPG (Role-playing game- jogo de interpretação de papéis), conduzido pelo ator e escritor Caio Augusto Ribeiro e pelo estudante de biotecnologia e criador de sistemas de RPG, Pahblo Smorcinski. A programação completa está aqui, onde também é possível se inscrever para as atividades.

O Sesc Geek, promovido em Mato Grosso pelas unidades Sesc Rondonópolis e Sesc Arsenal, prevê atividades on-line, presenciais e híbridas. O evento reúne oficinas, exposições, feiras e atividades do universo geek, gamer e da cultura pop.

A programação on-line tem desde Oficina de Mangá, oficinas de Robótica, até bate-papo com o dublador de Goku, do anime “Dragon Ball Z”, e de Bob Esponja, o brasileiro Wendel Bezerra.

Em Rondonópolis, no Ginásio de Esportes do Sesc, no dia 11, será a etapa presencial e lá, entre 15h e 18h, haverá Feira de Troca de Livros, Oficina Medieval, Desfile Cosplay, Batalha K-Pop Dance e muito mais.

Curso de RPG

Um curso de 20 horas sobre o universo RPG, com aulas para criar sistemas, cenários e tempo destinado para convidar todo mundo pra jogar. Essa é a proposta de Caio Ribeiro e Pahblo Smorcinski, idealizadores da Pahca Games, que prometem mexer com a imaginação dos participantes.

O RPG, esse jogo de interpretações de papéis tão amado no mundo nerd, se passa em um cenário, construído pelo narrador, com uma história condutora e regras pré-definidas, além de um tanto de sorte: são os dados que definem se determinada ‘jogada’ será concluída ou não.

“Ele é um jogo, mas não acontece em um videogame, ele acontece na nossa imaginação. O cenário se passa dentro de nossa cabeça, uma imaginação compartilhada pelos jogadores e jogadoras e pelo narrador”, contextualizou Caio Ribeiro ao Entretê.

No curso, com cinco aulas noturnas e on-line (de segunda a sexta, das 18h às 22h, horário de Cuiabá), além de uma etapa introdutória sobre o jogo, os participantes vão aprender sobre sistemas de RPG, aventuras e, ao final, vão criar um sistema aberto ao público para ‘testar’.

Cada participante vai aprender também a desenvolver o próprio personagem, enquanto que o narrador é responsável pelo sistema, pelo cenário e todos os personagens ‘não jogáveis’.

O cenário pode ser no passado, no presente ou no futuro, pode ser ficção científica, faroeste, período medieval e outras opções infinitas. Um desenho animado muito conhecido entre o fim da década de 1980 e começo da de 1990 - o Caverna do Dragão - é referência da narrativa RPG.

A Pahca Games lançou, este ano, com recursos da Lei Aldir Blanc, o primeiro livro de sistema de RPG de Mato Grosso, primeiro também oficialmente ambientado no Estado, com trechos na Catedral Bom Jesus de Cuiabá e na Arena Pantanal, por exemplo. A proposta de “Célula Selvagem: Testamento da Terra” é pintar um cenário de uma Cuiabá pós-apocalíptica por desastres ambientais.

O jogo de interpretações é grande disparador da imaginação, claro, mas também de raciocínio lógico, de sociabilização, de colaboração mútua, usa da Matemática e da Física, ajuda pessoas muito tímidas, além de contribuir com o aprendizado de construção de narrativas. Tamanhos os benefícios, registra Caio, que se trata do único jogo incentivado pelo Ministério da Educação (MEC) como método de ensino.

Programação intensa

Além do curso de RPG, a Semana Geek tem uma série de programações. Neste dia 7, será o bate-papo com Wendel Bezerra, narrador, além do Goku e do Bob Esponja, de personagens como Jackie Chan de “As Aventuras de Jackie Chan”, Robert Pattinson durante toda a saga “Crepúsculo”, Brandon T. Jackson na adaptação dos livros de “Percy Jackson e o Ladrão de Raios”, Ryan Gosling em “Diário de Uma Paixão” e Ian Somerhalder em “Lost”.

Ele já dublou alguns jogos como “League of Legends”, “Grand Chase”, “Naruto Shippuden: Ultra Ninja Storm 4”, e “Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma dos Soldados”.

A conversa será às 19h (horário de Cuiabá), pelo Facebook e YouTube do Sesc Mato Grosso. Nem precisa se inscrever, basta se conectar. A classificação é livre e, assim como o restante da programação, o encontro é gratuito.

Confira a programação completa aqui, escolha e, se for o caso, se inscreva.

Serviço
Semana Geek 2021 - Sesc Mato Grosso
Até 11 de setembro - opções on-line e presenciais
Programação completa e inscrições aqui
Gratuito

Curso de RPG
De segunda (6) a sexta-feira (10), das 18h às 20h (horário de Cuiabá)
On-line peloDiscord

Classificação: Livre
Inscrição neste link


CliqueAQUI,entre no grupo de WhatsApp doEntretêe receba notícias de Cultura e programações artísticas.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet