Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
19:51:51
informe o texto

Notícias / Turismo

13/09/2021 às 18:38

Cuiabá vai lançar aplicativo com rotas do turismo

Dentro dos limites da capital, há balneários, trilhas, rios, centro histórico, gastronomia e muito mais

Entretê

Cuiabá vai lançar aplicativo com rotas do turismo

Foto: Luiz Alves / Prefeitura de Cuiabá

A Secretaria Municipal de Turismo de Cuiabá vai lançar, até o final do ano, um aplicativo com o mapeamento turístico da capital. O turista e o morador da cidade poderão ter, na palma da mão, um roteiro completo do que fazer nas zonas rural e urbana: gastronomia, rotas das igrejas, Centro Histórico, rotas das cervejas artesanais, de balneários, de pesca esportiva, de eventos que constam do calendário da pasta, entre outros.

Entre os dias 9 e 10 de setembro, o secretário municipal de Turismo, Oscarlino Alves, juntamente com o secretário-adjunto, Rogério Noronha, representantes da pasta e uma empresa especializadaem guia de turismo estiveram mapeando a região em torno da rodovia Emanuel Pinheiro, a MT-251 - Estrada da Chapada dos Guimarães, até o complexo Salgadeira.

Os trabalhos foram concentrados em apresentar a proposta do aplicativo e mapear os balneários, estâncias, pousadas, cachoeiras, trilhas e paredões que compreendem a região Capital.

"Estamos finalizando esse primeiro trabalho das rotas turísticas e tudo isso está sendo catalogado e feita a atualização dos dados das empresas que pertencem ao trade turístico. Vai para o cadastro eletrônico e, em 90 dias, conseguiremos ter o aplicativo[portal do turismo] - para os turistas e população no geral", explicou o secretário Oscarlino.

Turistas de outros estados ou estrangeiros receberão informações no aeroporto Internacional de Várzea Grande Marechal Rondon e também na rodoviária de Cuiabá.

Outros meios de obter informações do aplicativo serão os Centros de Atendimento ao Turista (CAT), que serão implantados futuramente nestes locais. "Osturistas irão saber desse aplicativo por meio de campanhas publicitárias no aeroporto, pelo CAT, que futuramente será também implantado no Museu do Rio e na Praça RachidJaudy. Temos o CAT móvel.

Visita
Localizada entre Cuiabá e o Parque Nacional deChapada dos Guimarães, aEstânciaSão Gabriel foi um dos locais que recebeu a visita de membros da secretaria.

Oproprietário do espaço, João Gabriel Carvalho, pontuou a necessidade de incentivo do poder público em ajudar os balneários, estâncias e pousadas a construírem a fossa séptica ecológica de tratamento de esgoto. "As pousadas e estâncias atualmente estão abandonadas, seja por incentivos, liberação de créditose no âmbitode preservação ambiental. [...] A implantação de fossas sustentáveis deveria servir de incentivo para a preservação do meio ambiente. Cada restaurante cria uma quantidade imensa de dejetos. É importante que tenha um programa de incentivo", registrou.

Confira os pontos turísticos já mapeados, dentro dos limites de Cuiabá:

Balneários e estâncias
Balneário Mutuca - Dona Fia
Balneário do Gaúcho
Estância São Gabriel
Estância Fênix
Estância Rio Claro
Balneário 7 Jotas
Balneário Rio Paciência
Estância Ligeirinho
Balneário Som do Mato
Balneário Canto do Rei
Balneário Horácios
Complexo Salgadeira

Trilhas, rios e cachoeiras
Crista do Galo - distância entre trilhas e asfalto - aproximadamente 37 km
Poço das Antas, no Rio Claro - aproximadamente40 km
Poço Verde, Rio Claro - aproximadamente40km
Poço Esmeralda, Rio Claro - aproximadamente40 km
Cachoeira Cristal - 50 km.
Rio dos Peixes - aproximadamente30 km
Rio Coxipó - aproximadamente 30 km


CliqueAQUI,entre no grupo de WhatsApp doEntretêe receba notícias de Cultura e programações artísticas.
Com Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet