Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
08:08:16
informe o texto

Notícias / Cinema

14/09/2021 às 15:20

Curta ficcional cuiabano homenageia vítimas da pandemia

Interessados em homenagear familiares que partiram podem enviar fotografias para compor o filme

Entretê

Curta ficcional cuiabano homenageia vítimas da pandemia

Foto: Assessoria de Imprensa

Ambientado na Cuiabá contemporânea, o curta-metragem “Fraternal” irá prestar uma homenagem a vítimas reais da covid-19. Durante os créditos finais da produção, serão exibidas fotografias de pessoas que faleceram em decorrência da pandemia. Para homenagear entes queridos, os interessados em participar do curta podemencaminhar imagens até o dia 30 de setembro.

O curta
é um drama familiar protagonizado por Célia (Vera Capilé) e Luiz (Romeu Benedicto), respectivamente mãe e filho. Confinados em casa durante a pandemia, eles vivem cada vez mais isolados socialmente e próximos entre si. Essa premissa simples sustenta uma história inusitada e comovente, vivida por dois complexos personagens em um contexto pandêmico que os desestabiliza.

Dirigido por Túlio Paniago e produzido pela Terra do Sol Filmes, o projeto audiovisual foi um dos contemplados pelo edital da Lei Federal Aldir Blanc em Cuiabá, executado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural.

O curta está na etapa de pós-produção e o lançamento está previsto para o final deste ano.

Quem quiser homenagear um familiar pode enviar uma foto acompanhada das respectivas datas de nascimento e de falecimento da vítima. Os arquivos podem ser encaminhados via email (fraternal.projeto@gmail.com), Instagramou WhatsApp (65 99349-8003).

“É uma maneira de cristalizar a memória dos que partiram e também marca uma posição junto aos que ficam, até porque milhares de mortes poderiam ter sido evitadas caso o país tivesse assumido uma política efetiva de controle e prevenção”, avalia o diretor Túlio Paniago.

As fotografias cedidas também irão compor um mural na página do Instagram do projeto. "É tudo muito recente, uma ferida ainda aberta para as famílias que perderam alguém. A memória e o luto devem ser tratados com extremo respeito e é nesse sentido que a gente pretende fazer esta homenagem”, explica o produtor executivo Leonardo Sant’Ana.

Por isso, além da homenagem em si, a opção pelas fotografias de pessoas reais também se justifica do ponto de vista artístico. “Aproxima a dramaturgia ficcional de um certo caráter documental. Compartilho da ideia de que todo filme é um documentário, pois mesmo as ficções, em muitos aspectos, documentam o período em que foram criadas”, complementa Túlio.

Ficha técnica:
Diretor/Roteirista/Assessor de Imprensa: Túlio Paniago
Produtor Executivo/Assistente de Direção/Doctor Script: Leonardo Sant’Ana
Diretora de Produção: Anna Magalhães
Diretor de Fotografia: Kelven Queiroz
Diretora de Arte: Giulia Costa
Produtora: Andressa Mendes
Preparadora de Elenco: Tatiana Horevicht
Editor/Montador/Colorista: Marcelo Sant’Anna
Continuista: Isabela Venâncio
Som Direto: Décio Soares
Trilha Sonora / Editor de Áudio: Eduardo Lehr
Assistente de Arte e Figurino: Thaís Diniz
Maquiadora: Karla Marinho
Assistente de Câmera: Ederson Lucas
Maquinista: Edson Jesus da Costa
Eletricista: Jailço Lima
Motorista/Assistente: Eder Mariano
Prestação de Contas: José Paulo Traven

CliqueAQUI,entre no grupo de WhatsApp doEntretêe receba notícias de Cultura e programações artísticas.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet