Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
11:02:04
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

15/09/2021 às 11:28

Beco do Candeeiro tem programação de carnaval nesta quinta

Haverá coroação de reis e rainhas, apresentação de baterias, desfile e muito samba

Priscila Mendes

Beco do Candeeiro tem programação de carnaval nesta quinta

O Beco já recebeu homenagem ao carnaval este ano

Foto: Davi Valle / Prefeitura de Cuiabá

O projeto Arte no Beco vai relembrar os carnavais de rua e contar um pouco da história dessa tradição em Cuiabá.A festa 'Blocos no Beco' será nesta quinta-feira (16), a partir das 19h, no Beco do Candeeiro, centro histórico de Cuiabá, com entrada gratuita.

A programação prevê apresentar a nova Liga dos Blocos Carnavalescos de Cuiabá, coroar os reis e as rainhas de 2021, além de contar com aapresentação da bateria Samba in Bloco ecom desfile de fantasias confeccionadas por projetos aprovados em edital municipal, financidados pela Lei Federal Aldir Blanc. O Arte no Beco é promovido pelaSecretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá.

A proposta é que os blocos tradicionais de Cuiabá apresentem a preparação para uma das mais tradicionais festas de rua do Brasil, além de expor um pouco do carnaval cuiabano.

Na ocasião, será lançada a Liga Recreativa e Cultural de Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba de Cuiabá, composta por: GRES Tradição, Unidos do Araés, Boca Suja, Império de Casa Nova, Melados, Unidos do Pedregal, Divas Cuiabanas, Explosão do Samba e Bloco Mara.


Além do Rei Momo e Rainha 2021, serão coroados Rei e Rainha Gay 2021 e a programação terá ainda o lançamento da pesquisa de enredo realizada pelo bloco Tradição do Araés, o Encontro de Rainhas de Bateria e a apresentação musical do grupo Raízes do Samba.

“A cada semana, [promovemos] um evento diferente e todos têm espaço no Beco do Candeeiro, lugar democrático, histórico, de uma importância imensa para a cultura cuiabana e, agora, o local para relembrarmos o carnaval de rua, que sei que todos sentem saudades”, contextualizou a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Rabello Leite Jacob.

Liga dos Blocos Carnavalescos de Cuiabá

A criação da Liga tem por objetivo a união dos blocos e escolas de samba da capital para a construção de um carnaval cada vez mais organizado, incentivando a construção cultural em torno da festa e apresentando para a sociedade a história dessas movimentações culturais, dessas escolas e blocos e como elas transformam a realidade das comunidades e como se integram à elas.

Fantasias de carnaval

O espaço Cultural Celso Nazário, aprovado em editais municipais financiados com recursos da Lei Aldir Blanc, apresenta o resultado do curso de confecção de adereços carnavalescos pra o enredo de 2021, do bloco Tradição do Araés.

O projeto do curso e a manutenção do bloco em questão foram aprovados em edital de Fomento e de Subsídio, respectivamente.

Com informações da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet