Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
06:16:17
informe o texto

Notícias / Cinema

17/09/2021 às 09:35

Setembro Amarelo: Dicas de filmes para você entender melhor a depressão

Tem comédia, drama e até terror para falar do tema sem tabu e com muita sensibilidade

Paulo Henrique Fanaia

Setembro Amarelo: Dicas de filmes para você entender melhor a depressão

Cena do filme Se Enlouquecer, Não se Apaixone

Foto: Divulgação

Desde 2015, o Brasil adotou o mês de setembro para alertar sobre a luta contra a depressão e sobre a prevenção ao suicídio. Infelizmente, a doença está em todos os lares do mundo, não importando a classe social, o gênero, a raça ou a idade.

É por isso que o Entretê separou cinco filmes muito legais que tratam do tema da depressão, cada um do seu jeito. De comédia, passando pelo drama e indo até mesmo pelo terror, aqui você vai encontrar filmes que alertam para a luta e que ajuda a entender um pouco mais sobre a doença.

Se Enlouquecer, Não se Apaixone (It´s Kind a Funny Story - 2010 – 101min - Dirigido por Anna Boden)

Craig, estressado com as demandas de adolescente e assustado com a própria tendência suicida, decide buscar ajuda em uma clínica psiquiátrica. Internado por uma semana, ele logo é acolhido por Bobby (Zach Galifianakis), que se torna mentor dele, e se encanta com Noelle (Emma Roberts).

Tratando a depressão com uma leveza única, “Se Enlouquecer, Não se Apaixone”é um filme divertido. Ótimo para assistir com a família, naquelas noites com muita pizza e refrigerante.

Os personagens são apaixonantes! Não, isso não é uma brincadeira com o nome do filme!

Disponível na Claro, Google Play e Apple TV.



Reine Sobre Mim (Reign Over Me - 2007 – 124min - Dirigido por Mike Binder)

Charlie perdeu a família nos atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York. Ele procura apoio em um antigo amigo da faculdade, o dentista bem sucedido Alan, que também passa por problemas pessoais. Mesmo tendo família e emprego, muitas vezes Alan se sente bastante sozinho. Ao se ajudarem mutuamente, a vida de Charlie começa a melhorar bastante e o vínculo entre eles, perdido há algum tempo, volta a fortalecer.

Para quem ainda se atreve a dizer que Adam Sandler interpreta os mesmos papéis em todos os filmes que faz, “Reine Sobre Mim”prova o contrário. Interpretando um personagem complexo e deprimido, Sandler entrega algo realista, ao ponto de tirar uma lágrima do espectador a cada cena.

Aqui há a depressão pela perda de pessoas da família e como a doença pode ser enfrentada com a ajuda de amigos que compreendem o processo.

A trilha sonora merece tamanho destaque que pode ser considerada uma personagem especial do filme.

Disponível na Claro e Net Now.



The Fundamentals of Caring (2016 – 93min – Dirigido por Bob Burnett)

Ben é um escritor que decide trabalhar como cuidador após sofrer uma tragédia pessoal. O primeiro cliente, Trevor, um jovem de 18 anos, possui distrofia muscular. Juntos, eles embarcam em uma viagem por todos os lugares com os quais Trevor ficou obcecado assistindo ao noticiário de TV.

No caminho, eles conhecem a jovem Dot e também uma futura mãe, Peaches, que embarcam na aventura da dupla. Aventurando-se pela primeira vez além das fronteiras de mundo milimetricamente calculado de Ben, eles descobrem o que é ter esperança e amigos de verdade.

Uma comédia dramática super divertida e que poucas pessoas sabem que está disponível na Netflix. “The Fundamentals of Caring”é um filme que mostra a importância da amizade e de não ter medo de partir para novos desafios.

Disponível na Netflix.



Avenida (Boulevard - 2014 – 88min – Dirigido por Dito Montiel)

A vida de Nolan é uma eterna rotina. Trabalhando há quase 26 anos em um mesmo banco, ele e a esposa vivem um casamento de conveniência, perfeito para que ambos não tenham que enfrentar a realidade.

Mas um dia, no caminho de volta pra casa, o destino de Nolan cruza com o de um jovem problemático, Leo. A partir desse encontro, Nolan se vê rompendo os limites de própria vida e relembrando o passado, seguindo em um caminho de auto-descoberta.

Um dos últimos filmes estrelados pelo gênio Robin Williams, “Avenida” conta a história de um homem de meia idade que não vê mais expectativas para o futuro. Com o passar da história, o espectador vai conhecendo todas as angústias do personagem e as incertezas que o levaram àquele estado de inércia e infelicidade.

Um filme delicado e com belas atuações, que trata da depressão resultante de seguir um caminho "imposto" pela sociedade, não por si próprio.

Infelizmente, essa mesma doença interpretada por Williams o levou.

Disponível na Prime Vídeo.



O Babadook (The Babadook - 2014 – 94 min – Dirigido por Jennifer Kent)

Seis anos já se passaram desde a morte do marido, mas Amélia ainda não superou a trágica perda. Ela tem um filho pequeno, o rebelde Samuel, e tem dificuldades para amá-lo.

O garoto sonha diariamente com um monstro terrível e, ao encontrar um livro chamado "The Babadook", reconhece imediatamente seu pesadelo. Certo de que Babadook deseja matá-lo, o menino começa a agir irracionalmente, para desespero de Amélia.

Tratando a depressão como um monstro, “O Babadook”é muito mais do que um terror psicológico. A personagem principal luta para enfrentar a perda do marido e o desafio de criar o filho sozinha. Juntando a isso a mudança repentina da carreira e uma família que não oferece apoio, Amélia se vê obrigada a enfrentar “o monstro” sozinha.

Disponível noTelecine.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet